Extrema na rota da Trilha Transmantiqueira

22/03/2019

A Serra do Lopo em Extrema, por meio de uma ação da Secretaria de Turismo, está em fase de estudo para estruturação do trecho do município que comporá a Trilha Transmantiqueira, que faz parte Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso. Inspirado nas experiências internacionais, em especial no sistema europeu, o projeto visa conectar trilhas de menores distâncias que são integradas e podem ser feitas separadamente por toda a extensão da Serra da Mantiqueira. Conectando várias travessias já existentes e interligando diferentes tipos de biomas de Norte a Sul do País, a “Rede Trilhas” será identificada com um símbolo de uma pegada identificada em pontos estratégicos para sinalizar o percurso que poderá ser feito a pé ou de bicicleta. Num percurso total de 8.000 km passando por mais de 100 unidades de conservação federais, estaduais, municipais e privadas ao longo da costa brasileira, o projeto está inserido dentro do contexto da trilha Corredor Litorâneo.

Segundo dados do Ministério do Turismo 1,9 mil quilômetro do percurso já está pronto e a meta é estruturar 18 mil quilômetros em 20 anos, com estimativa de movimentar 2 milhões de pessoas por ano.

A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso integra o Programa Nacional de Conectividade de Paisagens, do Ministério do Meio Ambiente. O programa reúne um conjunto de ações que buscam promover a interligação de ecossistemas e a gestão das paisagens no território brasileiro, estimulando a conservação da natureza e o desenvolvimento social, econômico e cultural do país.

Durante os dias 4 e 5 de maio, no Parque Ecológico Pico dos Cabritos, será realizado o Seminário Trilha Transmantiqueira para mobilizar os atores responsáveis pelo trecho Serra do Lopo – Pedra do Baú do qual o município de Extrema estará inserido, integrando ainda os municípios de Joanópolis, São José dos Campos (São Francisco Xavier), Monteiro Lobato, Camanducaia (Monte Verde), Sapucaí Mirim e São Bento do Sapucaí. Quem desejar participar como voluntário deste projeto pode entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelo e-mail: planejamentotur@extrema.mg.gov.br