Extrema homenageia um extremense veterano da Segunda Guerra Mundial

23/12/2019

A Prefeitura Municipal de Extrema, através da Secretaria de Cultura, realizou no dia 19 de dezembro de 2019, uma solenidade em homenagem ao Sr. José Augusto Ferreira Pó, veterano da Força Expedicionária Brasileira que participou de operações de guerra na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. O evento aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou com a presença de autoridades militares e civis da região, de membros da família do homenageado e de cidadãos que participaram das gravações do vídeo “Um Expedicionário de Extrema” do Projeto Memória Viva de Extrema.

No evento, foi entregue pelo Sr. João Batista da Silva, Prefeito de Extrema, o título de cidadania honorária concedido ao Sr. José Augusto Ferreira Pó pelo Município de Montese (Itália). Em seguida, a Administração Municipal de Extrema, por meio do Secretário de Cultura, o Sr. Pablo Farina, reiterando o respeito e a gratidão pelos feitos do Sr. José Augusto Ferreira Pó, concedeu ao homenageado uma placa alusiva à sua atuação na Segunda Guerra Mundial. Na sequência, a Primeira-Dama de Extrema, Sra. Terezinha Monteiro, entregou à esposa do homenageado, Sra. Sebastiana Pó, uma orquídea. No mesmo evento, o Comandante do 14° Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre, Coronel Mauro Fernando Rego de Mello Júnior, entregou ao Sr. José Augusto Ferreira Pó, um presente. No evento, ainda foi lançado o vídeo “Um Expedicionário de Extrema”, vídeo que trata da experiência do referido veterano bem como do carinho que os extremenses devotaram ao referido senhor quando da sua convocação e retorno a Extrema – depois do fim da guerra. Membros da banda do 14° Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre abrilhantaram o evento com a execução do Hino Nacional Brasileiro, da Canção do Exército e da Canção do Expedicionário, interpretada com emoção por Sílvia Maria de Oliveira Souza – que emocionou os presentes também no cerimonial.

De acordo com Rafaela Ferreira da Silva, Chefe de Divisão de História, tendo como contexto as ações do Projeto História, iniciativa que promove pesquisas sobre temas da história de Extrema, e a aproximação do aniversário de 99 anos de vida referido senhor, a Secretaria de Cultura contactou o município italiano de Montese para solicitar a colaboração de seus gestores para render uma homenagem ao senhor José Augusto Ferreira Pó, soldado que de acordo com dados do Exército Brasileiro, fora incorporado ao 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana – batalhão que contribuiu para a vitória da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária na batalha de Montese e de outras localidades da região. Segundo Rafaela Ferreira “Com imensa satisfação, recebemos do Município de Montese, não somente informações sobre episódios verificados naquela região durante a Segunda Guerra Mundial e fotos das comemorações realizadas anualmente para recordar a libertação daquela localidade do nazismo, mas também um título de cidadania honorária concedido ao Sr. José Augusto Ferreira Pó”. Rafaela Ferreira lembra que de acordo com dados dos gestores desse município italiano “Montese tem laços fortes com o Brasil e com o Exército Brasileiro, que no dia 14 de abril de 1945, graças a 3 batalhões da Força Expedicionária Brasileira, conseguiu libertar Montese dos alemães, depois de seis meses de batalha. A organização deste evento insere-se neste contexto. Trata-se de uma iniciativa que visa valorizar a história e a memória de um veterano da Segunda Guerra Mundial. Desta forma, no ano em que o senhor José Augusto Ferreira Pó completou 99 anos de idade, nos unimos ao Município de Montese para homenagear esse extremense veterano da FEB que desde a década de 1940 é orgulho para a população de Extrema, como pode ser visto no vídeo “Um Expedicionário de Extrema”.