• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Extrema fica em segundo lugar na 10ª edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal em Belo Horizonte

Extrema fica em segundo lugar na 10ª edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal em Belo Horizonte

03/06/2022

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Esporte representou Extrema e ganhou Menção Honrosa na categoria concorrida com o projeto intitulado: “Extrema com Mais Esportes”

A 10ª edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM), realizou a premiação dos municípios ganhadores nesta última quarta-feira (01), em Belo Horizonte, tendo a presença de Extrema em uma das categorias destacadas. Infelizmente o município não venceu o Prêmio, ficando em segundo lugar no eixo esportes, perdendo para o município de Governador Valadares com o projeto “Investir no esporte é investir na saúde”.

Nesta edição de 2022, o Prêmio contou com recorde de inscritos e uma alta qualidade técnica das práticas apresentadas, tendo ao todo 421 projetos registrados. O edital previa três projetos de cada um dos nove eixos selecionados, contemplando iniciativas e projetos da Assistência Social, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Governança, Meio Ambiente, Saúde e Turismo. Na etapa final 27 projetos foram classificados.

O município competiu pelo eixo do esporte, com o projeto “Extrema com Mais Esportes” que disponibiliza aulas de esportes, atividades de lazer e modalidades fitness, atendendo um público de 4 anos até a terceira idade. Todas as aulas são interligadas e pensadas no desenvolvimento e bem estar físico e psicológico da população. Essa demanda é atendida com uma estrutura que conta com 24 quadras poliesportivas, 15 campos de futebol, 3 ginásios e 1 complexo aquático.

O projeto nasceu como incentivo ao esporte e fortaleceu-se como pilar de bem estar nos âmbitos da saúde social e individual, assim como ferramenta de saúde preventiva: “Analisamos uma grande diminuição da busca por tratamentos médicos nos grupos de alunos com faixa etária entre 35-50 anos, frequentes nas aulas e junto ao público da terceira idade, notamos também a diminuição nas doenças relacionadas a problemas psicológicos, com a maior participação nas atividades de interação social”, ressaltou o secretário da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

O município de Governador Valadares acabou conquistando o troféu de primeiro lugar na categoria, apresentando o projeto: “Investir no esporte é investir na saúde”. Lembrando que os três municípios de cada eixo premiado em primeiro lugar, além de receber um troféu, terão acesso gratuito a dois cursos do Centro de Qualificação para Gestão Pública (CQGP), para dois servidores do município, até o final do ano de 2022, tendo também ampla divulgação de sua prática premiada nos meios de comunicação da AMM.