Extrema apresenta principais serviços destinados ao público PCD e comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

03/12/2021

A cada ano, um tema é escolhido para a Campanha Nacional de Conscientização e nesta edição de 2021 a temática será: “Liderança e participação das pessoas com deficiência por um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável”.

No dia 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, seguindo a classificação em: deficiência física, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência intelectual e deficiência múltipla. Preocupada com a inclusão dos PCDs na cidade, a Prefeitura Municipal apresenta os principais serviços oferecidos a esse público.

Cinco frentes estão com projetos ativos de inclusão desses PCDs em Extrema. Conheça um pouco de cada um deles:

Saúde (Atenção Primária)

O Serviço de Equoterapia é um forte aliado da Prefeitura Municipal e atende aproximadamente 90 PCDs por mês, através de um método terapêutico e educacional que através de cavalos, estimula o desenvolvimento da mente e do corpo em pacientes com deficiências e/ ou necessidades especiais.

A terapia é realizada uma vez por semana e existem algumas fases na inserção ao serviço, sendo a fase de aproximação ao cavalo e a fase de montaria. Há também um projeto intitulado “Cuidando de quem cuida”, que dá suporte aos pais dos pacientes que praticam Equoterapia, disponibilizando apoio psicológico e assistencial aos responsáveis enquanto os PCDs praticam as atividades com os profissionais.

Além disso, 3 pacientes PCDs estão inseridos nos grupos terapêuticos de fisioterapia e outros 5 estão presentes nos grupos de atividade física dos ESF’s.

Educação

A cidade de Extrema acompanha cerca de 500 alunos com deficiências na educação inclusiva, sendo 80 alunos da Educação Infantil e outros 420 do Ensino Fundamental.

É oferecido ainda o AEE (Atendimento Educacional Especializado) no Centro Municipal de Educação Especializada para os alunos do 1º ao 9º ano. Já para a Educação Infantil, do berçário ao pré-II, o AEE é oferecido no CRIE (Centro de Integração Especial), através de convênio com a Secretaria de Educação.

O AEE é ofertado em turno diferente ao período escolar. Os atendimentos são individuais quando necessário ou em pequenos grupos (heterogêneos), no máximo de 06 alunos. Atualmente a Equipe de Educação Inclusiva do Município de Extrema é composta por coordenação de Educação Inclusiva, Gestora, Orientadora Pedagógica, 8 Professoras de Atendimento Educacional Especializado, Neuropediatra, Fonoaudióloga, 17 Psicólogos Escolares, 9 Psicopedagogas e 87 Monitoras; e conta ainda com o apoio do TAI (Transporte Acessível Inclusivo).

Assistência Social

Uma das ações da Assistência Social voltadas para os PCDs é o projeto “Cadastro Pessoa com Deficiência” ou “CadPCD”, que busca identificar, através de um cadastro on-line, os PCDs maiores de 16 anos, a fim de que sejam efetivados no mercado de trabalho. O recente projeto já beneficiou a contratação de 22 pessoas com variados tipos de deficiência, enquanto outros 45 aguardam processo de seleção e efetivação. Somente na empresa Dafiti, temos dois representantes, sendo a Stefany e o Gabriel.

Esporte

Mais de 40 alunos com deficiência praticam esportes, das mais diversas modalidades, porém ainda não há um time somente de PCDs, mas em breve a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude trará novidades para esse público.

Cultura

A Biblioteca Municipal de Extrema possui em seu acervo cerca de 37 audiolivros e 28 livros em braile, eliminando barreiras na transmissão de conhecimento e cultura para a população.

Cauã, de 18 anos, tem Síndrome de Down e representa o público PCD na parte cultural. O jovem está acompanhando as aulas de bateria juntamente com o Professor André e ainda pratica semanalmente as aulas de Zumba, Futsal e Equoterapia.