• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Escola Municipal Profº João Orsi de Morais promove exposição de obras dos alunos do ensino fundamental

Escola Municipal Profº João Orsi de Morais promove exposição de obras dos alunos do ensino fundamental

16/12/2021

Ao todo foram expostos 181 desenhos na escola e o intuito do projeto foi promover a apreciação das artes e a valorização desses talentosos alunos

Entre os dias 29 de novembro a 02 de dezembro, a Escola Municipal João Orsi de Morais promoveu uma provocação aos alunos através de uma questão: “A arte imita a vida ou cria projeções sobre como ela poderia ser?” A pergunta serviu de proposta e inspiração para os alunos, do ensino fundamental, criarem desenhos para uma exposição.

Os professores ofereceram um pedaço de cartolina para cada aluno que desejou participar da atividade e, a partir disso, uma série de criatividade foi retratada nas folhas, sendo que o resultado dessa atividade rendeu uma exposição de arte montada com o auxílio dos próprios alunos. Ao todo foram 181 desenhos expostos, com destaque para os animes, com mais de 50 obras sobre o tema. O retorno chamou a atenção dos professores, que podem, a partir dessa devolutiva, pensar em projetos que explorem a cultura asiática no Brasil.

A ideia dessa ação não era promover uma competição, mas uma apreciação e valorização destes alunos que mantém viva a manifestação artística na escola. Todas as obras foram etiquetadas e expostas nos murais da escola, apresentando o nome do aluno, série e nome da obra.

A exposição contou com a presença de alunos do 5º ano da EMETI Celso Luis Ferreira Pó, que foram conduzidos pelos artistas do 8º ano e apreciaram as obras de arte. A experiência foi tão produtiva que os alunos já aguardam por uma segunda edição, a fim de promover novas manifestações artísticas e reconhecer novos talentos juvenis.