• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Escola Evandro Brito da Cunha encerra mais um ciclo de palestras voltadas para despertar as vocações profissionais dos alunos

Escola Evandro Brito da Cunha encerra mais um ciclo de palestras voltadas para despertar as vocações profissionais dos alunos

10/06/2022

Compartilhe:

Seis profissionais formados apresentaram seus projetos e as profissões que estão em alta no mercado, além de organizar uma roda de conversa com os alunos dos 9ºs anos

Assim como acontece em todos os anos, nos dias 23/05, 31/05 e 06/06 a E.M Evandro Brito da Cunha promoveu a 9ª edição do Projeto “Despertando Vocações Profissionais” para os alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental. O evento concentrou-se no Cine Teatro e reuniu cerca de 260 alunos.

Durante os três dias do ciclo de palestras houve uma ampla participação de profissionais renomados, tais como médico, professor, psicólogo, policial, consultor financeiro, coach e gestor de RH. Diversos temas foram abordados de maneira divertida e interativa, proporcionando conteúdos inspiradores e de fácil entendimento.

No primeiro dia foi abordada a temática da postura profissional dentro e fora da empresa, sendo evidenciadas algumas orientações de postura que devem ser tomadas durante uma entrevista de emprego, sendo dirigidas ainda técnicas que ajudam na hora desta temida etapa do processo seletivo. Em seguida, o Sgt Alexandre contou um pouco da sua trajetória na Polícia Militar e apresentou aos alunos os projetos que são realizados pela Segurança Pública no município de Extrema, com o intuito de incentivar uma possível conexão entre os jovens e a PM.

No segundo dia dois professores comandaram o ciclo de Palestras e desenvolveram com os alunos dois questionamentos: “Como fazer a melhor escolha profissional?” e “Como se destacar no mercado de trabalho?”. O Professor Rodrigo Cardoso apresentou as profissões do futuro e as transformações que o mercado da tecnologia vem causando no mundo e o professor Maurício Costa trouxe ex-alunos da E.M Evandro Brito da Cunha, que hoje estão estudando no Instituto Federal para utilizá-los como exemplos de alunos que se aprimoraram no ensino e hoje querem se destacar na carreira profissional por meio da base de conhecimento adquirida ao longo da passagem na escola.

No último dia do evento a médica Jéssica Pinheiro abordou o tema: “Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas”, sinalizando quanto às doenças e demais conseqüências causadas aos usuários, além de contar alguns mitos e verdades que aparecem na internet e que estão na boca do povo. Na sequência dois representantes do segmento financeiro estiveram dando dicas de como poupar dinheiro e organizá-lo para futuros projetos úteis. Em dado momento da palestra os consultores perguntaram aos jovens se eles planejam em gastar e guardar dinheiro, tendo uma resposta síncrona e direta dos jovens: “não”.

Voluntariamente o aluno Vitor Ferraz encerrou o evento com a apresentação de um monólogo, no qual o estudante resumiu todas as palestras, ministradas ao longo do ciclo, de forma dinâmica.