Pacientes com algum tipo de deficiência e/ ou necessidade especial e que estão cadastrados e inseridos na Unidade Básica de Saúde de Extrema podem ser encaminhados para a Equoterapia, um método terapêutico e educacional que usa cavalos para estimular o corpo e a mente. O tratamento é oferecido através de indicação médica da rede pública que atesta a saúde do paciente para a prática, complementando alguns tratamentos
Atualmente, são atendidos 60 pacientes no município. Em sua maioria, os praticantes apresentam deficiência intelectual, recebendo todo o cuidado e atenção da equipe multidisciplinar.
A atividade oferece diversos benefícios. Na parte física, o cavalo é a única ferramenta que imprime movimentos tridimensionais, possibilitando a quem esteja montando fazer correção de postura em três eixos: para cima e para baixo, para um lado e para outro e para frente e para trás. Além desse, é trabalhado a coordenação motora e desenvolvimento muscular do praticante através de várias atividades de manejo.
Outro benefício está na parte psicológica do paciente, trabalhando tempo de espera, tolerância e frustração, desenvolvimento do afeto, aumenta a auto-estima e a autoconfiança, estimula a sensibilidade tátil, visual e auditiva. São ações básicas que condicionam as crianças aos limites e as regras, moldando adequadamente o comportamento para o cotidiano.
Já nas primeiras aulas, é possível perceber a satisfação dos pacientes de estarem nas atividades. Para garantir que os praticantes cheguem ao local, é disponibilizado transportes.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Saúde Municipal com Equovida do Rancho Montana. A pessoa que desejar saber mais deve entrar em contato com sua Equipe de Saúde da Família para avaliação.
16 de janeiro de 2025
16 de janeiro de 2025
16 de janeiro de 2025