Equipes da segurança pública de Extrema controlam vasto incêndio causado na Serra da Mantiqueira

03/08/2022

O fogo alastrou milhares de m² de área ambiental, causando danos visíveis na Serra da Mantiqueira

Na data desta última terça-feira, 2 de agosto, por volta das 14h, ocorreu um foco de incêndio em Extrema que se alastrou em um pasto, localizado no Pico dos Cabritos, ocasionado por algum indivíduo não identificado.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o incêndio florestal se estendeu por aproximadamente 18 alqueires da Serra da Mantiqueira.

Servidores da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e de Obras, juntamente com a Coordenadoria de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, estiveram em todo o momento monitorando e combatendo os locais das queimadas, com intensa preocupação em preservar a mata e também proteger os moradores que residem na encosta da serra.

Infelizmente houve um dano florestal irreparável na Serra, visto veemente nas fotografias, mas graças ao apoio e comprometimento da Brigada de Incêndio Municipal, o fogo foi controlado, evitando com que houvesse mais estragos.

Desde a manhã desta quarta-feira (3), 20 brigadistas e o Corpo de Bombeiro estiveram monitorando e combatendo todo e qualquer fogo, a fim de não restar sequer nenhum foco de incêndio.

A Prefeitura Municipal parabeniza os envolvidos pelo combate ao incêndio e seguimos atentos na identificação, por meio de câmeras de monitoramento e testemunhas, dos possíveis autores responsáveis pela ação delituosa, visto que provocar incêndio ambiental em mata ou floresta é crime, com detenção de 2 a 4 anos e multa, conforme determina a Lei Federal nº 9.605/1998.