EOuve facilita interação direta entre a população e as Secretarias municipais de Extrema

16/11/2021

A plataforma tem rápido retorno e economiza o tempo dos cidadãos que não precisam ir até a Prefeitura Municipal para solicitar suas demandas diretas

Adquirido pela Prefeitura Municipal em 2020, a plataforma eOuve é uma ferramenta de comunicação virtual que facilita nas demandas da população, já que esse canal fornece espaços para os munícipes identificar irregularidades nos bairros e acionar os departamentos responsáveis para tratar dos problemas, além é claro de dar sugestões e também tecer elogios à administração pública.

Disponibilizado para download no Google Play ou na App Store, o eOuve tem por finalidade ser os ouvidos da Prefeitura e a voz da população. Resumidamente, a plataforma é uma comunicação direta que a administração pública tem com a população, desvinculando atendimento através das redes sociais, que não é uma maneira segura e recomendada para atender todos os pedidos e indignações dos moradores.

Para acessar a plataforma é simples, o munícipe pode utilizar de dois diferentes métodos; tanto fazendo o download do aplicativo no seu celular, através do Google Play ou na App Store, quanto acessando o site: extrema.mg.gov.br/ouvidoria.

Ao abrir algum dos meios digitais, selecione a aba CADASTRO e preencha alguns dados solicitados, tais como nome completo, endereço, telefone para contato e e-mail e em seguida finalize essa etapa clicando no botão em azul escrito CADASTRAR. Na sequência clique na aba LOGIN, localizada no quadro à esquerda da plataforma e insira o seu e-mail e uma senha para acesso. Agora com a criação da sua conta você poderá selecionar qualquer Secretaria ou setor que deseja enviar sua demanda e preencher os campos solicitados, tais como o assunto da ocorrência, a categoria, a descrição, o endereço e, se houver alguma fotografia, você tem a opção de selecionar até 4 arquivos para anexar a sua demanda. Com a confirmação da sua ocorrência, a solicitação será registrada e dirigida à Secretaria responsável, gerando um número de protocolo que deve ser anotado para que posteriormente você possa acompanhar o andamento através da aba OCORRÊNCIAS. Por fim, você responderá um questionário de satisfação da plataforma e poderá ainda conferir gráficos e um mapa da cidade com as demandas já solicitadas pelos munícipes.

Para uma maior agilidade nas ocorrências, a fim de melhorar o intervalo de retorno das dúvidas e questionamentos de toda a população, o eOuve torna-se mais ágil no retorno e responderá as solicitações num prazo de até 48 horas em dias úteis.

O espaço dessa plataforma possibilita o cidadão a fazer reclamações, encaminhar as demandas de seu bairro, sugerir mudanças e emitir denúncias que deverão ser direcionadas para cada setor responsável (conforme passo a passo já apresentado anteriormente). Algumas solicitações específicas apresentam as seguintes situações: falta de sinalização nas ruas, vias esburacadas ou falta de pavimentação, situações de abandono de imóveis ou veículos, crimes ambientais, mau atendimento de servidores públicos, queixa relacionada a atendimento médico ou vacina e demais fatores envolvendo malefícios ou benefícios vindos dos serviços da Prefeitura Municipal.

Lembrando que os dados são tratados com segurança e sigilo, garantindo a privacidade do munícipe, diferente das solicitações emanadas nas redes sociais que acabam não gerando nenhum protocolo e muitas vezes não é acompanhada pelos setores responsáveis. Acesse o site ou aplicativo e nos envie as suas solicitações, os responsáveis por cada setor farão de tudo para atender a todos vocês de forma ágil e organizada!