• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Emater, Sindicato Rural e Departamento de Agricultura e Pecuária estão de casa nova

Emater, Sindicato Rural e Departamento de Agricultura e Pecuária estão de casa nova

13/12/2023

Compartilhe:

Com mais de 20 serviços disponíveis, a equipe agora conta com um espaço amplo, priorizando o atendimento mais cordial aos agricultores e produtores de nosso município

Há algumas semanas a sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Extrema, Emater e o Departamento de Agricultura e Pecuária passaram a ter um novo endereço. Agora os departamentos estão alocados na Avenida Nicolau Cesarino, 5394 – Tenentes (entrada pela portaria da Granasa).

Focando no atendimento aos produtores e agricultores rurais, o novo espaço engloba os 3 departamentos, sendo que os servidores atendem, de forma simultânea, mais de 20 serviços ao todo.

O Sindicato Rural de Extrema possuí uma diversificação de serviços, aos quais contribuem com a agilidade dos processos administrativos dos produtores rurais, auxiliando na emissão de Notas Fiscais; na inscrição do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e inscrição do Produtor Rural; na confecção do CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural); ITR (Imposto Territorial Rural); GTA (Guia de Trânsito Animal); contrato de arrendamento e ficha sanitária de bovinos e realiza ainda a solicitação da senha de inscrição do produtor rural, o lançamento de vacinações do IMA e a aplicação da vacina de brucelose.

A Emater, que possui uma engenheira agrônoma no setor,presta assistência técnica em produção agropecuária sustentável, realizando ainda a emissão do CAF (Cadastro da Agricultura Familiar); a elaboração de projetos técnicos para crédito rural; a adequação de propriedades rurais para certificação de produtos agropecuários e agroindustriais e apoia a comercialização de produtos produzidos através de feira do produtor, PNAE, PAA.

Além disso a equipe promove a participação em eventos técnicos de valorização dos produtos agropecuários, apoiando e incentivando o turismo local e prestando total apoio aos agricultores nos serviços da patrulha de mecanização, disponibilizando um trator para o auxílio no preparo da terra para plantio de milho e feijão e da colheita de milho para silagem.

Por fim, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), pertencente ao Departamento de Agricultura e Pecuária, realiza a fiscalização e inspeção de produtos de origem animal; faz visitas técnicas para avaliação de estrutura física; presta análise fiscal de água e alimentos e realiza a coleta de leite cru para posterior requisição de análise por parte da Clínica do Leite, sediada em São Paulo. O SIM possui dois médicos veterinários que possuem atribuição de fiscais de inspeção de produtos de origem animal.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações sobre os serviços e demais dúvidas, entre em contato pelo telefone e whatsapp: (35) 3435-6403.