• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Em apenas duas semanas Extrema consegue aplicar quase 30 mil doses da vacina contra a meningite

Em apenas duas semanas Extrema consegue aplicar quase 30 mil doses da vacina contra a meningite

03/10/2022

O município conseguiu aplicar todas as doses concedidas pelo Ministério de Saúde, imunizando pessoas de 15 a 59 anos de idade

Extrema passou por uma situação de alerta em Setembro, depois de identificar seis casos de meningite na cidade, incluindo o registro de dois óbitos de pessoas entre 15 a 59 anos. Numa rápida resposta, o Ministério da Saúde, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais concedeu centenas de doses da Meningo C para a faixa etária atingida, tendo sido cumprido à imunização de quase 30 mil pessoas em Extrema.

As equipes epidemiológicas colocaram em funcionamento 7 Salas de Vacina ao longo destes 14 dias, visitaram empresas e realizaram a aplicação das doses em outros pontos, o que muito contribuiu para atingir a meta de público. Somente no último dia da ação, ocorrida em 30 de setembro, mais de 3.600 pessoas foram imunizadas.

A ação relâmpago teve por objetivo aumentar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra a doença, visto que o surgimento de dois óbitos repentinos causou alerta ao município. A atual situação epidemiológica do município não é considerada um surto comunitário, mas ainda requer atenção extraordinária por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os dias 3 e 4 de Setembro estarão disponíveis doses da Meningo C para os extremenses que ainda não conseguiram se vacinar neste período, tendo centralizada a Sala de Vacina Central e as UBSs da Vila Esperança, Tenentes e Ponte Nova. O horário de funcionamento será das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Até o fechamento dessa matéria, não houve mais nenhum registro de caso de meningite em Extrema.