Doação de sangue – Viagem 18 de dezembro

12/12/2019

Compartilhe:

Época de férias escolares e as festividades de final de ano favorecem o aumento de acidentes domésticos, além de que a cidade de Extrema recebe muito turistas, o que, consequentemente, aumenta o número de atendidos no Pronto Socorro Municipal (PS). Além disso, ocorrências de acidentes de trânsito que acontecem na Fernão Dias nos trechos da região também são encaminhados ao PS de Extrema, e em casos mais graves, há a demanda de transfusão de sangue.

Para nos preparar para este período, a Secretaria de Saúde agendou duas datas para doação de sangue em dezembro. A primeira viagem a Pouso Alegre acontece no dia 18 de dezembro. Pessoas de todos os tipos sanguíneos (A, B, AB e O) poderão doar.

Para aqueles que trabalham mas desejam doar, o artigo 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) determina que  o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por um dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Já a segunda viagem será no dia de 28 dezembro, um sábado escolhido pela Fundação Hemominas para receber especialmente doadores de Extrema. Para a data, o município tem a meta levar 80 doadores para Pouso Alegre a fim reforçar o estoque destinado ao nosso Pronto Socorro.

Os interessados podem ligar no (35) 3435-3374 ou comparecer à Secretaria de Saúde, na Av. Nicolau Cesarino, nº 4.000, para fazer o cadastro. A Secretaria de Saúde fornece o transporte de ida e volta e a Fundação Hemominas oferece alimentação. Não é cobrado qualquer valor do cidadão.

Em todo o mês de novembro, o Hemominas de Pouso Alegre recebeu 40 doadores de Extrema. Além de ser um ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas, a doação de sangue traz diversos benefícios para quem doa.

Participe! Nada melhor do que ser o próprio presente de Natal para alguma pessoa.

Veja aqui quais são as principais dúvidas sobre a doação de sangue, clique aqui.