Secretaria de Saúde

Doação de Sangue – Viagem 13 de novembro

06/11/2019

Dando continuidade a campanha de doação de sangue, a Secretaria de Saúde esta convidando extremenses a participar da próxima viagem a Pouso Alegre, que será no dia 13 de novembro. Pessoas de todos os tipos sanguíneos (A, B, AB e O) poderão doar.

No mês de outubro, 44 doadores de Extrema aderiram à campanha. Segundo divulgação do Hemominas, existe urgência para encontrar doadores com sangue do tipo O – , já que o estoque desse tipo encontra-se em estado crítico. Esse fato não anula a importância da coleta de sangue dos outros grupos.

Os interessados podem ligar no (35) 3435-3374 ou comparecer à Secretaria de Saúde, na Av. Nicolau Cesarino, nº 4.000, para fazer o cadastro. A Secretaria de Saúde fornece o transporte de ida e volta e a Fundação Hemominas oferece alimentação. Não é cobrado qualquer valor do cidadão.

Para aqueles que trabalham mas desejam doar, o artigo 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) determina que  o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por um dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Além de ser um ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas, a doação de sangue traz diversos benefícios para quem doa:

1. Reduz o risco de doença cardíaca

Estudos revelaram que o excesso de ferro pode aumentar o risco de derrames e ataques cardíacos e a doação de sangue regular pode ajudar a manter os níveis de ferro sob controle, especialmente em homens.  

2. Reduz o risco de câncer

A doação de sangue reduz o nível de radicais livres no sangue. Por isso, a doação de forma regular também está associada a uma redução na incidência de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de fígado, pulmão, cólon e garganta.

3. Melhora o fluxo sanguíneo

Doar sangue ajuda a evitar a hipercoagulação, fazendo com que o nosso sangue tenha um fluxo mais leve. Quando acontece a hipercoagulação, pode haver rupturas nos vasos sanguíneos. Isso ocorre porque existem agentes que podem coagular o sangue, como tabaco, dietas ricas em açucares, estresse e ansiedade.

4. Mini check-up gratuito

Você pode doar sangue somente se estiver bem de saúde. Por isso, ao doar sangue, é feita uma série de exames de verificação, sem custo ao doador.

Imediatamente antes do exame, você terá a oportunidade de saber sobre anomalias na sua pressão e no nível de hemoglobina. Além disso, uma amostra do seu sangue é coletada, e são executados exames para detectar várias doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, contato prévio com hepatite B e C e vírus HTLV. Ainda: se você estiver na dúvida sobre qual o seu tipo de sangue, essa também é uma boa forma de testar para ter certeza.

Vejas quais são os requisitos para doar e as principais dúvidas, clique aqui.