• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Dia das mães: Prefeitura se faz presente no cotidiano das mães e celebra investimentos expressivos para todas as genitoras extremenses

Dia das mães: Prefeitura se faz presente no cotidiano das mães e celebra investimentos expressivos para todas as genitoras extremenses

06/05/2022

Compartilhe:

A figura materna é a principal inspiração de cada investimento que a administração municipal aplica nos setores do município

Neste segundo domingo do mês, 8 de maio, comemoramos uma data muito significativa para todas as famílias: é dia de abraçar e celebrar com aquela que nos deu a vida. Sabemos que a data é simbólica e todos os dias é momento de agradecer àquelas que são mães biológicas, de criação, de consideração ou os próprios pais que cumprem os dois papéis. A Prefeitura de Extrema também quer parabenizar a figura materna e prestar uma justa homenagem, apresentando investimentos que diariamente são desenvolvidos para essas mulheres guerreiras.

Tradicionalmente todos os filhos quebram a rotina neste dia, para que ao menos dediquem um instante para festejar e agradecê-las pela educação e cuidado. A Administração Municipal não mede esforços para garantir com que elas se sintam valorizadas em sua tão importante missão de criar filhos.

O amor de mãe começa desde os primeiros meses de gestação e durante toda essa fase até o pós-parto, a Prefeitura acompanha com muito carinho esse processo, a fim de garantir todo o cuidado que as mamães precisam nessa fase tão importante de suas vidas. Somente em 2021, por exemplo, foram contabilizados 1.626 atendimentos de Pré-Natal nas unidades de saúde do município.

Em seguida, após o nascimento, um “kit natalidade” é entregue para as novas mamães que precisam de ajuda para proporcionar conforto aos seus bebês. Cada kit contém diversos itens para o neném, como roupinhas, travesseiro, banheira, cobertores, fraldas, toalhas, entre outros.

E, por falar em saúde, 6 projetos estão andamentos para a construção de 5 novas Unidades Básicas de Saúde nos bairros do Barreiro, Rodeio, Morbidelli, São Cristóvão e Fisgão, tendo ainda a revitalização da Unidade Centro I. Tudo isso para contemplar mais suporte de saúde aos integrantes da família.

A educação dos filhos também é uma prioridade, e mais uma vez a Prefeitura está presente nesta fase para contribuir com a escolaridade de 9.312 alunos da Rede Municipal de Ensino, proporcionando profissionais competentes e Unidades escolares equipadas para atender todos os bairros. Nesse sentido, a Prefeitura tem a satisfação de anunciar que em breve, o maior CEIM de Extrema, intitulado Profª Lucy Pereira Lima Zingari, no bairro Vila Rica, será inaugurado, sendo que as obras das Escolas Municipais do Salto e também do Jardim Bela Vista/ Barreiro já estão em fase avançada. Outros 7 projetos estão em andamento, sendo eles: a construção das EMETIS do Tenentes e da Vila Esperança, a construção do CEIM da Roseira, a construção de novos espaços e adequações do CEIM central “Profª Odila Azevedo Marques Paiva”, a reforma no CEIM “Profª Maria Aparecido Egídio”, no Centro e a ampliação da Escola Municipal e do CEIM “Noêmia de Medis Pereira”, no bairro Mantiqueira.  

Além disso, as mães podem ficar tranquilas quando o assunto é a alimentação de seus filhos, pois as escolas e creches municipais servem um cardápio delicioso e saudável com alimentos que vêm principalmente da agricultura familiar de Extrema. Em média, são servidos diariamente 8 mil pratos, contando o almoço e o jantar, inclusive a sopa para os bebês nas creches.

O cuidado com o assistencialismo em Extrema também é uma das preocupações da Prefeitura Municipal e durante a pandemia, a assistência às famílias foi redobrada com a entrega de 34.385 cestas básicas e kits de higiene de março de 2020 a abril de 2022, destinadas àqueles que estavam em uma situação de vulnerabilidade por causa dos efeitos econômicos da pandemia.

Outro importante passo que foi dado neste ano foi a entrega das chaves de 92 Unidades Habitacionais no Residencial Roseira 3, além de realizar a assinatura do contrato de aquisição de outros 64 imóveis (Módulo 2). E mais números estarão vindo por aí, pois há dois projetos que serão iniciados em breve para a construção de 110 unidades habitacionais no Tenentes 6 e mais unidades no Roseira 4.

Esses e outros demais investimentos refletem a preocupação que a Gestão Municipal tem para manter viva a alegria e o cuidado das mães aos seus filhos. Por isso, mamães, a homenagem da Prefeitura neste dia é continuar cuidando de vocês e de toda a sua família. Feliz Dia das Mães!