Secretaria de Saúde

Dezembro Verde – Diga não ao abandono e maus tratos aos animais

17/12/2019

Ano após ano o cenário se repete. Apesar das festividades natalinas e virada de ano comemorarem o amor, é cada vez mais comum cães e gatos serem abandonados justamente nesta época do ano. Segundo estimativas de entidades, o aumento chega a ser de 15%.

As justificativas são as mais variadas. “Quero viajar em paz”, “o animal envelheceu”, “o bicho lembra o ex”, situações em que muitos se esquecem de incluir o pet nas festas e viagens planejadas e procuram o caminho mais fácil através do abandono e maus tratos.

Além disso, o animal doméstico em situação de rua pode causar uma série de problemas como o risco de ocasionar acidentes de trânsito, adoecer e ser o vetor de doenças. Em todos os casos, a morte é sempre eminente para esses animais.  

Abandono e maus tratos é crime! Quem descumprir a lei pode sofrer penalidades previstas na legislação. Caso você presencie casos de maus tratos, ligue para 190. Já em situações de atropelamento e animais errantes, ligue para (35) 3435-6245 ou telefone emergencial (35) 98861-5325, ambos do Centro de Zoonoses de Extrema.

A orientação é o cuidado responsável. Se você pretende adotar um animal, avalie suas condições e prioridades antes. Se você já tem um pet, lembre-se que ele faz parte da sua família e merece respeito, amor e carinho. Ah, mais uma dica extremamente importante para essa época do ano: não dê animais de estimação como presentes de Natal.

Animal é uma vida, não um brinquedo descartável.