• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Dezembro Verde: Centro de Controle de Zoonoses adere à campanha contra abandono de animais e reforça adoção

Dezembro Verde: Centro de Controle de Zoonoses adere à campanha contra abandono de animais e reforça adoção

02/12/2021

Compartilhe:

Extrema apoia a Campanha de combate ao abandono e aos maus-tratos contra animais no Brasil, desde 2015.

Cuidar dos animais também é uma das preocupações de Extrema e infelizmente duras realidades de abandono de cães e gatos são constantes no Município, principalmente em épocas festivas. Buscando diminuir o índice dessas incidências, o Centro de Controle de Zoonoses pela primeira vez adotará a Campanha “Dezembro Verde” e dará continuidade às ações educativas e de alertas sobre o crime de abandono de animais.

Dados apresentados em 2021 pela ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) apontam que dos 100 milhões de animais de estimação que existem no Brasil, 30 milhões estão abandonados, ou seja, desse total 10 milhões são gatos e 20 milhões são cachorros.

Os números de abandono no Município apontam que, de janeiro a novembro deste ano, o Centro de Controle de Zoonoses totalizou o recolhimento de 337 animais abandonados, número esse que tende a crescer após o período de férias. O Centro de Controle de Zoonoses conscientiza sobre o não abandono e esclarece que os animais a serem recolhidos pelo setor são aqueles doentes, feridos e que levam risco à população.

As ações estratégicas para essa campanha levarão informações à população sobre as penalidades previstas da recente Lei nº 14.064/2020, o controle que o município faz e a conscientização sobre a posse responsável. É importante ressaltar que os animais soltos podem gerar problemas à saúde pública, pois quando não castrados podem se reproduzir e contribuir para a transmissão de zoonoses.

Os traumas de um abandono deixam várias cicatrizes na vida de um pet, por isso cuide e dê toda a atenção necessária ao seu animal de estimação: vacine, castre, não abandone, alimente corretamente e denuncie o abandono e os maus-tratos aos animais através do 190.

Outra solução seria adotar um cão ou um gato para dar amor, carinho e um novo lar ao animalzinho, assim, através desse ato de amor, além de tirar um bichinho da rua, você dá espaço a outro animal no canil de Extrema. Programe sua visita ao Canil Municipal, através do Centro de Zoonoses, localizada na Rua Presente Kennedy, nº 355 e contribua com essa causa.