• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Defesa Civil do Estado visita Extrema para criar laços com o município e formar equipe da COMPDEC

Defesa Civil do Estado visita Extrema para criar laços com o município e formar equipe da COMPDEC

12/04/2022

Compartilhe:

A COMPDEC é um conjunto de representantes que atuam em ações preventivas, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar desastres, a minimizar seus impactos e restabelecer as normalidades sociais

A Defesa Civil Estadual, na pessoa do Sgt Vanderlan que é o Agente Regional da 17° REDEC, esteve presente em Extrema na manhã do dia 7 de abril, para traçar laços com a gestão responsável pela Defesa Civil do município e nivelar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), que em breve será representada por uma equipe multidisciplinar.

Na ocasião, a Administração Municipal foi parabenizada pela agilidade e boa atuação da equipe nas ações de prevenção durante as últimas incidências de grandes magnitudes ocorridas no município.

Renata Almeida, responsável pelo Órgão de Gestão das ações de proteção e de defesa civil no âmbito do município, apresentou os resultados de janeiro/2021 a março/2022, na qual obteve 91 ocorrências de incêndios, 9 casos de colapsos de muro, 10 ocasiões de alagamentos, 21 estiagens (falta de água potável) e 7 infiltrações em muro de arrimo (serviços estes que são feitos pela Defesa Civil Municipal).

A criação e implementação da COMPDEC são de responsabilidade única do Prefeito e do Vice-Prefeito e a tarefa da formação de uma equipe técnica e operacional já está sendo executada e, em breve, serão empossados representantes para assumir a Coordenadoria Municipal, composta por uma Coordenação, um Secretariado e um Setor Técnico e Operacional, além de incluir também representantes do Governo e da Sociedade Civil.

A visita foi encerrada com o agendamento do seminário de nivelamento da COMPDEC, que será ministrado pela Defesa Civil do Estado, em conjunto com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. O evento será realizado em Extrema no dia 25/05 e oito municípios da nossa região também estarão presentes, a fim de acompanhar as orientações dos órgãos de segurança pública e repassar para as equipes.