Curso sobre energia solar capacita profissionais na instalação de sistemas fotovoltaicos em Extrema

Tendência no mercado, a fonte solar fotovoltaica vem ganhando cada dia mais espaço no ambiente doméstico, industrial e agropecuário

Entre os dias 17 e 19 de abril (de quarta a sexta), o Sindicato dos Produtores Rurais de Extrema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promoveu um curso sobre energia solar destinado a formar instaladores de sistemas fotovoltaicos. A capacitação foi realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG) e contou com a adesão de 10 profissionais.

Com carga horária de 24h, os participantes exploraram temáticas como introdução à tecnologia da célula fotovoltaica, tipos de placas, métodos de instalação, dimensionamento correto do sistema fotovoltaico, cálculos de cargas, além de instalação e manutenção de sistemas de alimentação de energia elétrica fotovoltaica por off grid.

Realizada pelo Senar-MG, através da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), o trabalho tem o objetivo de promover a capacitação profissional e promoção social da população rural, como explicou o professor Daniel Gusmão:

“O sistema FAEMG Senar-MG atende a todos os produtores rurais de Minas Gerais com cursos e assistência técnica. Especificamente, são mais de 300 cursos na área rural […]. Eles estão aprendendo a projetar um sistema fotovoltaico com baterias e a instalar na prática”, concluiu.

Além da teoria, os alunos também vão a campo praticar todo o aprendizado adquirido em sala de aula, o que, para muitos, é um conhecimento que vem para complementar a formação profissional. Esse é o caso da engenheira civil Patrícia Brito, que admitiu a surpresa com a qualidade do curso:

“Muitas das vezes a gente acaba meio que desconfiando quando fala ‘ah, vai ter um curso gratuito’, mas eu estou surpresa com a qualidade do curso, a qualidade do ensino. A gente tá aprendendo muito. Fizemos muitos projetos teóricos e hoje estamos executando eles na prática. Eu só gostaria de agradecer à Prefeitura e à FAEMG”, afirmou a participante.

Vale destacar que já existe uma lista de espera para o próximo curso, que acontecerá em breve. A abertura de inscrições para as próximas edições desta e demais capacitações oferecidos através da Administração Municipal serão informados por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Extrema.