• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • CRAS Volante entrará em operação em Setembro para ganhar agilidade no atendimento social dos extremenses

CRAS Volante entrará em operação em Setembro para ganhar agilidade no atendimento social dos extremenses

30/08/2022

Os serviços móveis terão início no próximo dia 5 de setembro, atendendo os serviços da Secretaria de Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social vem trazendo constantes novidades no que diz respeito ao expressivo atendimento da população extremense e o fator decisivo desta vez se deve à implantação de um novo serviço, denominado “CRAS Volante”, que estará facilitando e agilizando os atendimentos sociais de todo o território extremense, a partir do dia 5 de setembro.

O atendimento do CRAS Volante envolverá acolhimentos, orientações, encaminhamento para rede socioassitencial e cadastro para programas sociais, além de contar com o serviço CadÚnico que possibilitará com que os moradores mais distantes acessem os programas, projetos e benefícios da Política de Assistência Social, incluindo o Auxílio Brasil.

Com essa novidade, será possível envolver um público que demanda de uma intervenção da assistência social, além de outras famílias que enfrentam dificuldades de locomoção para acessar alguns programas assistenciais através das unidades referenciais do município.

O serviço visa cumprir a Lei da Política Municipal de Assistência Social, nº 4.095, de 5 de dezembro de 2019 e a meta da equipe será atingir todos os territórios distantes dos centros de referência, sendo eles equipes Norte, Sul, Leste e Oeste, realizando uma média de 200 atendimentos por mês.

Outra opção deste serviço será localizar novas famílias que ainda não são cadastradas no CadÚnico para inserção nos programas do Governo.

O que é o CRAS Volante?

O CRAS Volante é uma equipe adicional do CRAS fixo de referência do território, que tem o objetivo de viabilizar e facilitar o acesso às famílias que residem em locais distantes e de difícil acesso como nas áreas rurais com pouco ou nenhuma forma de transporte público.

A implantação da Equipe Volante nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) auxilia para universalizar a Proteção Social Básica em territórios considerados mais vulneráveis, proporcionando agilidade ao atendimento entre as áreas urbanas e rurais.

Quais os serviços oferecidos no CRAS Volante?

  • Atendimento com a equipe psicossocial (Assistente Social e ou Psicólogo);
  • Inclusão, transferência e atualização no Cadastro Único;
  • Busca Ativa para inclusão nos serviços;
  • Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
  • Orientação sobre benefícios eventuais, programas, projetos e serviços socioassistenciais (avaliação para a inclusão);
  • Auxílio Brasil, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Programa Criança Feliz, passe livre, Programa habitacional, passe do trabalhador, Bolsa Estudantil, Carteirinha do autista, Programa Criança Feliz, balcão de emprego entre outros.

Itinerário de visitas:

As visitas acontecerão de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h, em dias programados conforme necessidade de cada território. No dia 7 de setembro (quinta-feira) não acontecerão visitas por causa do feriado nacional do “Dia da Independência do Brasil”.

Veja a programação completa de setembro: