Corpo de Bombeiros realiza simulação de incêndio no Pronto Socorro de Extrema

04/02/2020

Com o propósito de reduzir as possibilidades de ocorrências de acidentes e evitar a perda de vítimas humanas, o 3º Pelotão Corpo de Bombeiros de Extrema desenvolveu nesta manhã (4) a operação “Rota de Emergência”, voltado na prevenção de incêndios em hospitais públicos.

A simulação aconteceu no Pronto Socorro Municipal com diversos funcionários da Secretaria da Saúde. A princípio, a ação aconteceu de forma desavisada para avaliar o comportamento pessoal e as atitudes da equipe diante de caso de incêndio, além de averiguar o tempo de resposta da própria corporação.

Diante da operação, o Corpo de Bombeiros irá elaborar o “Plano de Intervenção de Incêndio” próprio para a estrutura do Pronto Socorro e Hospital Municipal, a ser inaugurado. O plano focará na capacitação e atribuições que cada funcionário deve exercer nestes casos.

O plano consiste numa organização prévia para a provável ocorrência de uma emergência e visa facilitar o reconhecimento de edificação por parte da população e das equipes de emergência, proporcionando sua utilização em simulados e treinamentos. O resultado é garantir a segurança dos pacientes e profissionais responsáveis pelo socorro, oferecendo, também, treinamento em brigada em situações contra incêndio e pânico para o público interno da Unidade de Saúde.

A simulação aconteceu em diversas cidades do estado de Minas Gerais que possuem Unidade de Execução Operacional e sede do Corpo de Bombeiros.