Corpo de Bombeiros orienta sobre prevenção de acidentes em casa

12/03/2020

Apesar de todo conforto e bem estar, o ambiente domiciliar é um dos principais causadores de acidentes no Brasil, responsável por cerca de 38% dos atendimentos nos hospitais. O 3° Pelotão de Bombeiros Militar em Extrema traz algumas dicas para manter sua casa segura e prevenir acidentes domésticos que tendem ter crianças como vítimas.

CHOQUES

As crianças pequenas estão aprendendo a conhecer o mundo e é natural a curiosidade. Na presença delas em casa, o ideal é sempre usar protetores nas tomada, pois a criança pode introduzir o dedo ou algum objeto dentro da tomada e levar um choque.

QUEIMADURAS

Nunca permita que as crianças brinquem com álcool ou outro produto inflamável. Na cozinha, os cabos das panelas devem ficar virados para dentro. Fique atento com o ferro de passar roupa, não o deixe ligado com o fio desenrolado e ao alcance das crianças.

INTOXICAÇÃO

Produtos de limpeza, inseticidas, medicamentos e produtos químicos em geral, devem ser colocados em locais de difícil acesso para as crianças, de preferência fechados à chave e em suas embalagens originais com rótulo apropriado.

AFOGAMENTO

Crianças não devem ficar sozinhas perto de piscinas, e bebês não devem ficar sozinhos durante o banho. As piscinas devem ser cercadas por grades ou tela de proteção, e as banheiras dos bebês devem ser esvaziadas após o uso.

QUEDAS / FERIMENTOS

Grades de segurança no topo e pé de escadas, corrimão e piso antiderrapante evitam quedas indesejadas. As janelas dos apartamentos devem ter grades ou redes de proteção. Facas, tesoura e outros objetos cortantes não devem ser dados às crianças, coloque todos em local em que as crianças não têm acesso. Proteja as quinas das mesas, das estantes e das cadeiras.

.

Não deixe que sua casa se transforme em um ambiente perigoso. O Corpo de Bombeiros conta com você como parceiro na prevenção de acidentes domésticos. Em caso de acidente domiciliar procure ajuda médica ou ligue 193 Corpo de Bombeiros.