• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Coro Cênico e Coral Municipal viajam até Foz do Iguaçu para representar o Estado de Minas no Festival Internacional de Corais Três Fronteiras

Coro Cênico e Coral Municipal viajam até Foz do Iguaçu para representar o Estado de Minas no Festival Internacional de Corais Três Fronteiras

02/05/2023

Compartilhe:

Os grupos pertencentes ao Projeto Música Para Todos tiveram três apresentações especiais, levando muito entretenimento e cultura ao público entre as fronteiras do país

Nos dias 14, 15 e 16 de abril, a Secretaria de Cultura enviou seus representantes da música para participarem do IX Festival Internacional de Corais Três Fronteiras, no qual reuniu, ao todo, 525 vozes de três países. A participação se deu por meio do Coro Cênico e do Coral Municipal do Projeto “Música Para Todos de Extrema”.

Os grupos representaram o Estado de Minas Gerais no Festival, contando com a participação de 44 pessoas, entre músicos e cantores. O Projeto, reconhecido internacionalmente, se apresentou primeiramente no Teatro Elias Hauagge Prado, do Centro Universitário em Foz do Iguaçu – PR, no segundo dia os grupos foram até o Paraguai para se apresentarem na Igreja do Espírito Santo e por fim houve uma última apresentação no Grand Hotels Lux, em Puerto Iguazu, na Argentina.

Na primeira noite, o Coro Cênico se apresentou em Foz do Iguaçu com um trecho da peça “Fuga Insana”, na qual foi entoada como canção principal “Balada do Louco” de Rita Lee. Na segunda noite, o Coral Municipal se apresentou na Ciudad Del Este, na Igreja Espiritu Santo, com uma apresentação de músicas sacras, evidenciando a música “Ave Verum Corpus” de Mozart e por fim, na terceira noite, os grupos encerraram suas apresentações em Puerto Iguazu, na Argentina, cantando a música “Aí que Saudade D’Ocê”, composta por Zeca Baleiro.

O festival, dirigido pelo maestro Gil Gonçalves, é uma referência de qualidade e de fomento à música coral, realizado seguidamente nos últimos nove anos, à exceção do período de pico da pandemia. Assim como em outras edições, os grupos se apresentaram nos três países fronteiriços: Argentina, Brasil e Paraguai.

Um clipe foi gravado com todos os 525 cantores participantes, utilizando o cenário principal das Cataratas do Iguaçu para cantarem em coro a canção “Planeta Água” do compositor Guilherme Arantes. Em breve o vídeo será divulgado nas principais plataformas virtuais.

Além disso, os vídeos das 3 apresentações dos grupos estão disponíveis na página oficial do Facebook e Instagram da Prefeitura, além do canal oficial da Secretaria de Cultura na plataforma Youtube: https://www.youtube.com/@ExtremaCultura.

A participação de Extrema no Festival aconteceu através de Lei de Incentivo à Cultura, com apoio e suporte oferecido pela empresa Fagor Ederland Group.