Comunicado da Secretaria de Turismo

20/04/2020

Dando continuidade às ações de implantação do Estrada Turística Serra do Lopo que tem como objetivo estruturar o atrativo natural para uso turístico. Terá início no dia 23 de abril a supressão de 16 árvores localizadas na estrada da Ajuruoca, uma via de 325 metros que interliga a rua Pedroso de Alvarenga à Ajuruoca.
Ajuruoca era uma área de lazer da população extremense na década de 80. O artista plástico Alfredo Mucci, com prestígio internacional que viveu em Extrema neste período, projetou o portão de entrada, a bica, o restaurante, a capelinha, que serão construídos in memória ao artista (veja na galeria de fotos ao lado). Com objetivo de preservar os locais afetivos da população extremense, a Prefeitura de Extrema, através de sua Secretaria de Turismo adquiriu a área para estruturá-la e compor a atratividade da Estrada Turística Serra do Lopo.
A supressão de 16 árvores ocorrerá para revitalização da via, troca do pavimento asfáltico por pavimento ecológico intertravado e implantação de calçada e ciclovia. A autorização ambiental teve como medida compensatória a doação de 840 árvores para o projeto Conservador das Águas.
O projeto Estrada Turística Serra do Lopo compõe o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável 2017-2020 elaborado por processo participativo, com acompanhamento de execução pelo Conselho Municipal de Turismo.

Clique aqui e conheça o projeto.

Clique aqui e acompanhe a autorização ambiental para a supressão das árvores.