Compace realiza palestra de Educação Patrimonial para alunos da Escola Estadual Odete Valadares

24/02/2022

No dia 10 de fevereiro, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Extrema (Compace) realizou uma palestra de Educação Patrimonial na Escola Estadual Odete Valadares, na qual participaram alunos do projeto de iniciação científica “Histórias dos nossos lugares: memória, natureza e pertencimento”, desenvolvido pela escola. O objetivo da palestra foi promover acesso ao conhecimento das políticas e patrimônios culturais do município.

A Educação Patrimonial é uma das ações realizadas pelo Sempace – Setor Municipal do Patrimônio Cultural de Extrema, o órgão da Prefeitura de Extrema responsável pela gestão do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural (Fumpac). O Sempace está relacionado ao Compace, que por sua vez é responsável pela política de proteção do patrimônio cultural do município.

Em 2021, a Educação Patrimonial desenvolvida pelo Sempace e Compace obteve a pontuação máxima no programa ICMS Patrimônio Cultural, realizada todos os anos pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) que analisa e pontua cada município pelas ações promovidas em defesa do patrimônio cultural.