• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Combate à dengue é tema de ações escolares realizadas pela Atenção Primária à Saúde em Extrema

Combate à dengue é tema de ações escolares realizadas pela Atenção Primária à Saúde em Extrema

15/03/2022

Compartilhe:

Agentes de Saúde interagiram e mobilizaram as crianças nesta semana, realizando ações de conscientização sobre o mosquito Aedes Aegypti nas escolas

Os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do município realizaram um mutirão nas escolas da Vila Rica e no bairro dos Tenentes, com o intuito de abordar sobre Arboviroses e o risco do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chikungunya, Zika e da febre amarela.

Primeiramente a equipe do PSF Ciprestes verificou a situação vacinal dos alunos do CEIM Irene de Cunto Martins e realizou um bate-papo sobre a importância da vacinação de rotina e da imunização contra a Covid-19. E após, foi apresentado um teatro bem interativo para as crianças, abordando sobre os cuidados que devemos ter com os mosquitos da dengue.

Já na EMETI Profº Heili Mozar Simões, os ACS e ACE da UBS Vila Rica realizou uma ação de prevenção sobre as doenças epidêmicas transmitidas pela fêmea adulta do mosquito, como a dengue, Chikungunya, Zika e a febre amarela urbana e, ao final da conversa, a equipe apresentou dentro de um frasco as larvas do mosquito para os alunos.

A proposta é que todas essas atividades não fiquem restritas somente no ambiente escolar, mas que as crianças atuem como propagadoras de informações e fiscalizadoras em suas residências e demais locais de convivência.