• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Com projeto inovador e amplo, novo Cemitério Municipal “Parque Jardim” no bairro Barreiro avança em suas obras de edificação

Com projeto inovador e amplo, novo Cemitério Municipal “Parque Jardim” no bairro Barreiro avança em suas obras de edificação

02/04/2024

Compartilhe:

A proposta desse novo cemitério prevê a alocação de mais de 1300 jazigos subterrâneos, comportando em torno de 8 mil gavetas dispostas em 24 quadras no local

A Prefeitura Municipal iniciou em 2020 as obras do novo Cemitério Municipal, cuja proposta era desafogar a ocupação do atual Cemitério da Saudade e proporcionar um espaço mais adequado e digno para os funerais, porém por conta da pandemia, a execução da obra teve de ser paralisada, retomando suas atividades anos mais tarde. Com o retorno da operação, a Secretaria de Obras evoluiu no quesito predial, já que foi dado o andamento na construção do prédio administrativo, da Capela Ecumênica e do Velório, além da pavimentação dos arruamentos em torno dessas edificações.

Com um ambiente totalmente ajardinado e com uma estrutura moderna e ambientada, o projeto do novo cemitério Parque Jardim, situado em uma área de 33.800,77m², vem com uma proposta de deixar os jazigos embaixo da terra, dividindo-os em 24 quadras, tendo a disposição mais de 8 mil gavetas.

Com a proposta de se ter as gavetas subterrâneas, os visitantes e enlutados terão uma visão de um gramado/jardim, onde ficarão visíveis somente as placas com a identificação da pessoa falecida, juntamente com sua data de nascimento e de falecimento. Dessa forma, se cria um ambiente de área verde, transmitindo uma sensação de paz e de tranquilidade a quem os visita, além de proporcionar uma completa infraestrutura para a realização dos velórios.

Infraestrutura do novo Cemitério

Além das edificações, que serão o suporte da gestão e do bom funcionamento do cemitério, serão implantados um prédio administrativo de 259,89m², que estão previstas sala de recepção, sala para administração e gestão, almoxarifado e depósitos, cozinha e DML, além de vestiários para os funcionários e banheiro com acessibilidade. Uma Capela Ecumênica também será implantada, a fim de propor um lugar de acolhimento e hospitalidade, que terá uma ampla área central, além das salas complementares, sendo sanitários e copa/cozinha.

Haverá ainda um prédio de 343,34m² para velórios, no qual possuirá um hall central que dará acesso a todas as salas, composto por 3 salas de Vigília com uma sala de descanso cada uma, além dos espaços de compartilhamento, sendo cozinha/copa, sanitários feminino e masculino com acessibilidade e salas para administração do local, sendo sala do plantonista, depósito e DML.

O espaço contemplará ainda um amplo estacionamento com 40 vagas para carros e motos.

Andamento da obra

O prédio administrativo está em processo de instalação do revestimento do piso porcelanato em toda área interna, além da preparação para instalação das esquadrias, concretagem dos pilares para recebimento da estrutura metálica da cobertura da área do pátio externo e por fim, a instalação dos peitoris e soleiras em granito verde ubatuba, sendo essa última etapa já concluída.

A Capela Ecumênica está em fase dos revestimentos de argamassa, sendo feita a execução do chapisco e do reboco externo, além da preparação, montagem e instalação do engradamento metálico da cobertura do prédio. O Velório está com a fundação finalizada, iniciando a etapa da alvenaria e estrutura da edificação e por fim, o acesso para as edificações citadas, já está em fase de finalização, sendo realizado por pavimentação em piso de bloco de concreto intertravado.

Nessa primeira fase serão construídas 100 unidades de jazigos, entretanto o novo cemitério terá a capacidade de implantação de 1.334 unidades de jazigos, sendo ao todo 8.004 gavetas. Os jazigos serão subterrâneos e possuirão uma área de 7,56m², divididos em 6 gavetas e um acesso central compartilhado, todos os módulos de jazigos possuirão 2 gavetas com dimensões especiais.

Localização

A área do novo cemitério está situada na Avenida Engenheiro João Gilli Neto, em frente ao Parque Municipal do Barreiro. A cada passo concluído a Secretaria de Obras e de Governo se aproximam mais da expectativa em oferecer um local digno e acolhedor para as famílias de Extrema.