Projetada por um artista renomado no Brasil e no exterior, a escultura terá 33 metros de altura e será uma homenagem à cidadã honorária falecida no último dia 20, Albertina Barbosa
O Bairro Ajuruoca receberá um imponente complexo que visa consolidar Extrema como um dos principais destinos turísticos do Sul de Minas Gerais, em especial do turismo religioso. Com a execução do Portal da Serra, mais as 14 estações da Via Sacra, Estrada Turística, monumento do Cristo e um amplo estacionamento, o projeto da Secretaria Municipal de Turismo promete ampliar a atratividade turística e diversificar a economia, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, bem-estar e lazer dos munícipes.
Via Sacra
Com o intuito de evitar grandes movimentações de terra, alcançar o desnível da superfície da Ajuruoca e fazer bom uso da topografia local, o percurso da peregrinação da via sacra traz em sua proposta o uso de escadarias. Nas áreas de descanso e reflexão presentes, os totens explicativos vão disponibilizar ao público informações acerca de cada uma das 14 estações representadas pelo caminho.
Parte do rito da Paixão de Cristo, a via sacra recorda o caminho sagrado percorrido por Jesus, bem como seus sofrimentos antes da crucificação. As 14 estações são compostas por: 1- Jesus é condenado à morte; 2- Jesus carrega a cruz às costas; 3- Jesus cai pela primeira vez; 4- Jesus encontra a Sua Mãe; 5- Simão de Cirene ajuda Jesus; 6- Verônica limpa a face de Jesus; 7- Jesus cai pela segunda vez; 8- Jesus encontra as mulheres de Jerusalém; 9- Jesus cai pela terceira vez; 10- Jesus é despojado de Suas vestes; 11- Jesus é pregado na cruz; 12- Jesus morre na cruz; e 13- Jesus é descido da cruz; 14- Jesus é sepultado.
Monumento do Cristo
Ao final da via sacra, se encontrará uma esplanada com áreas livres que podem ser utilizados futuramente para eventos e demais atividades, bem como mirantes de contemplação da paisagem, praças e uma estação funicular. O destaque, no entanto, é o Cristo, que, de braços abertos e localizado no alto do complexo, abençoará toda a cidade de Extrema.
O monumento terá 33 metros de altura, sendo 3 metros da base de alvenaria (concreto) e 30 de escultura. Ao todo, o trabalho terá 120 toneladas de chapa de aço inoxidável, 20 toneladas de aletrodo inox, 5 toneladas de eletrodo duro 70×13 e vigas de aço.
O responsável pelo desenvolvimento do projeto, que vai marcar o turismo extremense, é o escultor Gilmar Pinna, autodidata com mais de 50 anos de experiência que difundiu suas obras no Brasil e no exterior. Em seu catálogo artístico, Pinna coleciona prêmios e esculturas que marcaram a história de municípios, como é o caso do monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).
É importante destacar que o monumento turístico do Cristo será uma homenagem à cidadã honorária extremense D. Albertina Coutinho Barbosa, na forma do Decreto Legislativo nº 92, de 26 de novembro de 2012, honraria que se estenderá na forma e condições previstas na legislação em vigor.
Falecida aos 105 anos no último dia 20 de junho, D. Albertina foi a mais célebre benzedeira da cidade, tendo abençoado por mais de 80 anos aqueles que a procuravam, sem nunca fazer qualquer distinção. A mulher, considerada por muitos como “santa” solicitou a construção de um cruzeiro que ficasse num local bem alto para que, segundo ela, todas as bênçãos recaíssem sobre Extrema.
Portal da Serra
A fim de refletir a contemporaneidade e o desenvolvimento de Extrema, o Portal da Serra é uma versão simplificada de modo a dar maior visibilidade a monumentalidade do Cristo. Composto por materiais com identidade marcante em Minas Gerais, como aço corten e pedras naturais, o local contará com um edifício de apoio com espaço administrativo, sanitários convencionais/PNE e estacionamento rotativo para veículos, PNE e motocicletas.
Com o entorno formado por calçadas amplas, espelho d’água com uma cruz em aço corten e paisagismo em ipês, quaresmeiras, arecas bambu, palmeiras imperiais e sapucaias, o espaço será um atrativo instagramável. Além disso, o local contará com pisos traçados geométricos em concreto drenante que se intercala com espelhos d’água e jardins naturalistas, bem como muros de pedra que, além de completarem a paisagem, servem de arrimo de contenção do solo.
Vale destacar que a via existente será preservada para o acesso das casas e que será criada uma rua principal, que contará com uma rotatória anterior ao pórtico que vai contribuir para a organização do fluxo de veículos que visitarem o complexo.
Estrada Turística
A Estrada Turística será mais um dos atrativos ligados à construção do Complexo Ajuruoca: com 4,40km de extensão, a via terá sua partida do Portal da Serra e se estenderá até a torre de comunicação na Serra do Lopo. Destinado principalmente à passagem de veículos, a estrada terá aproximadamente 6 metros de largura e será inteiramente executada com piso intertravado paver tipo 6 faces.
Outros projetos
Além dos projetos citados acima, é importante destacar que também faz parte do complexo turístico o Parque da Ajuruoca “Pedro Antônio Fabiano”, que vai revitalizar o espaço usado no passado para recreação e lazer da população. O parque vai valorizar a beleza natural local e será composto por duas edificações com área para café, lojas, sanitários, restaurante, memorial, entre outros. SAIBA MAIS
04 de dezembro de 2024
04 de dezembro de 2024
04 de dezembro de 2024