• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • CineNasf finaliza comemorações da 3º Semana da Pessoa com Deficiência

CineNasf finaliza comemorações da 3º Semana da Pessoa com Deficiência

09/09/2019

Compartilhe:

Finalizando as atividades em celebração a 3ª Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o CineNasf Especial aconteceu no dia 4 de setembro, reunindo mais de 160 pessoas no Cine Teatro. Com grande participação das pessoas com deficiência, a psicóloga do NASF apresentou um breve histórico da trajetória e das conquistas da pessoa com deficiência.

A reflexão sobre a inclusão social na sociedade se deu a partir da exibição do filme “O Touro Ferdinando”, longa-metragem que conta a história de um touro com um temperamento calmo e tranquilo que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente.

Ao longo de um mês, as unidades de saúde se mobilizaram para realizar atividades destinadas às pessoas com deficiência, mostrando a importância da participação da família em todos os processos de vida, seja ela na questão de desenvolvimento, habilitação e reabilitação.

Foram palestras e consultas com profissionais da saúde, psicólogos, educadores físicos, nutricionistas e assistentes sociais. Já o entretenimento ficou por conta dos passeios ao ar livre, gincanas, rodas de música, dança, alongamento e caminhada, encerrando sempre com um delicioso café da tarde.