Cine Teatro vira palco e tela da apresentação do encerramento da primeira turma da Oficina de Teatro Digital

02/02/2023

Cerca de 250 pessoas acompanharam a cerimônia de conclusão da Oficina, que teve apresentação em vídeo e cenas ao vivo

Na noite deste último sábado (28), vinte dois alunos da Oficina de Teatro Digital em Extrema estiveram reunidos no Cine Teatro para apresentar alguns dos resultados produzidos durante os 9 meses de preparação, incluindo um trailer das cenas criadas por eles mesmos. Na ocasião houve uma cerimônia de entrega de certificados, representando a conclusão da 1ª turma de teatro digital em Extrema.

Na plateia, o público ouviu um teaser com cenas em áudio da peça radiofônica, assistiu trailers e depoimentos em vídeos dos alunos e ainda, cenas ao vivo da peça-filme ‘Godot não virá hoje!’. Lembrando que o evento marca a estreia dos alunos no teatro.

Criada para as telas, a peça-filme teve a cena “Ato Sem Palavras II”, exibida no telão e a cena “Improviso de Ohio” no palco, com os atores Eduardo Sabion e Eduarda Morais, acompanhada ainda de uma trilha sonora ao vivo do flautista Christian Lavorenti.

Em outra apresentação ao vivo, os alunos apresentaram o “Funeral de um lavrador”, que em breve também será lançada como uma peça-filme no Youtube.

Ao final do espetáculo, o Secretário de Cultura e o professor Eduardo Sabion fizeram a entrega de certificados para 22 alunos que permaneceram de Maio de 2022 à Janeiro de 2023 se preparando para a tão esperada conclusão da Oficina.

Oferecida pela Secretaria Municipal de Cultura, com produção do Grupo de Teatro Névoa, a oficina proporciona a iniciação teatral dos alunos, estimulando experimentos virtuais e, claro, a prática de montagem de espetáculos digitais, transformando as telas em palcos.

Segundo o professor responsável pela formação dos alunos, em breve as inscrições serão abertas para uma nova turma: “Estamos alinhando com a Secretaria de Cultura uma nova oficina pra esse ano ainda, o que não será necessariamente de teatro digital. Provavelmente teremos uma oficina de teatro e, dentro dela, a gente aborde o teatro digital também”, destacou Eduardo Sabion.

Mostra de Cenas digitais

A Mostra de Cenas, produzida pelos alunos recém-formados da Oficina de Teatro Digital, abre a programação virtual a partir do dia 2 de fevereiro, apresentando cenas criadas pelos próprios alunos, individualmente ou em grupos, como resultado do processo de aprendizagem desenvolvido ao longo dos nove meses de aulas.

Ao todo, são oito cenas feitas por onze alunos, distribuídas em dois finais de semana de programação, de 02 a 12 de fevereiro, com uma cena por dia de quinta a domingo, sempre às 20h, no Youtube da Secretaria Municipal de Cultura.

A primeira Cena será uma vídeopoesia intitulada “Resiliência”, que retrata a temática do preconceito contra pessoas fora do padrão imposto pela sociedade, mostrando a beleza da diversidade humana. A vídeo poesia de texto, filmagem e edição de Leonardo Torres possui classificação indicativa para maiores de 12 anos, tendo 1h38 de duração.

Confira as outras três peças que serão publicadas no canal do Youtube da Secretaria de Cultura nesta semana:

Sexta-feira (03/02), a partir das 20h:

Cena: Reflexo

Classificação Indicativa: 12+

Duração: 1h28m

Sinopse: Ansiosa, triste e com raiva, ela mantém a esperança de conseguir respostas para todas as confusões em sua mente farta e irreconhecível. Após uma conversa desconfortável, essa busca se torna apenas um reflexo.

Elenco: Isabella Gama

Roteiro, Direção, Filmagem e Edição: Isabella Gama

Sábado (04/02), a partir das 20h:

Cena: Laços após a pandemia

Classificação Indicativa: 10+

Duração: 20m51s

Sinopse: Rafael Cardoso, (Mateus Freitas), Lara Mendes (Josiely Oliveira) e Sophia Butin (Milena Vitória) são amigos de infância que se viram pela última vez numa briga no último ano do ensino médio. Logo depois, o mundo entrou na pandemia de COVID-19, com quarentenas, máscaras e isolamentos. Será que mesmo após uma época difícil, esses amigos vão se reencontrar, deixar o passado para trás, reconhecer a importância das pessoas a nossa volta e reatar seus laços?

Dramaturgia, Filmagem e Edição: criação coletiva

Domingo (05/02), a partir das 20h:

Cena: Anjo Mau

Classificação Indicativa: 16+

Duração: 5h30m

Sinopse: Judite leva uma vida tranquila, com hábitos aparentemente normais. Mas, no seu tempo livre, ela é uma assassina em série que tem por alvo outros assassinos que fugiram do sistema judiciário.

Elenco: Ariana de Medeiros

Gatos: Karin e Morgana