Cerca de 700 crianças já tomaram a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em Extrema

28/01/2022

Taxa de vacinação infantil mantém-se baixa no município, estimando que aproximadamente 3.000 alunos matriculados na Rede de Ensino Municipal com idade entre 6 a 11 anos devem se vacinar

O município de Extrema deu início à campanha de vacinação infantil no último dia 20 de janeiro, imunizando inicialmente as crianças com comorbidades. Após todo esse público receber a vacinação, a faixa etária foi baixando e chegou-se à idade dos 5 anos nesta última sexta-feira (28), no qual o município atingiu a marca de 700 crianças vacinadas.

Durante a semana muitos responsáveis estavam em dúvidas quanto à aplicação da vacina nas crianças, a grande maioria pelo fato ocorrido na cidade de Lençóis Paulistas, onde uma criança, até então não diagnosticada com a síndrome de Wolff-Parkinson-White, teve uma crise de taquicardia após receber a vacinação, resultando em instabilidade na circulação sanguínea. O que fica claro é que essa doença já existia na criança, portanto o fato ocorrido não teve ligação alguma com a vacinação contra a Covid-19.

Outro fator importante é que o atual cenário epidemiológico apresenta uma drástica diminuição no número de óbitos e uma redução na taxa de ocupação de leitos dos hospitais, além de que os sintomas da Covid-19 se tornaram mais tímidos nos infectados, não causando muito impacto. Resultados encontrados após a aplicação da vacina, comprovam que de fato ela é segura e eficaz tanto para as crianças e adolescentes, quanto para os adultos, sendo necessária para contenção da pandemia.

Somente em janeiro, cerca de 100 crianças testaram positivo pro Covid-19 em Extrema, sendo que 4 delas foram internadas em razão da doença e submetidas ao Hospital Municipal de Campanha e outras 55 crianças também ocuparam os leitos de enfermaria por apresentarem síndromes gripais. O mais preocupante em tudo isso é que nenhuma criança havia sido vacinada até o momento, o que gerou grande preocupação por parte dos profissionais de saúde.

A Secretaria de Saúde preparou um espaço todo especial para receber as crianças no momento da vacinação, por isso priorize pela proteção de seus filhos contra esse vírus e leve-os para se imunizarem lá no Ginásio Poliesportivo, localizado na Av. Alcebíades Gilli (entrada pelo lado da piscina).