Cerca de 10.200 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino retornam às aulas em Extrema

07/02/2024

Primeiro dia de aula foi marcado pelo acolhimento e integração dos alunos que retornaram às unidades, bem como dos novos estudantes

Nesta segunda-feira (5), a Secretaria Municipal de Educação de Extrema deu início ao ano letivo 2024 com a volta de aproximadamente 10.200 crianças às salas de aula. Em razão do fim das férias escolares, a Rede Municipal de Educação iniciou as atividades nas 24 unidades de ensino, entre elas 3 Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral (EMETI) e 11 Centros de Educação Infantil (CEIM).

O destaque da retomada das aulas foi a abertura de duas novas unidades. A EMETI Nildes Toledo de Souza Prata (Barreiro) e a Escola Municipal de modelo agrícola Alcebíades Gilli (Salto) são as mais novas conquistas para a Educação extremense e vão ajudar a atender à crescente demanda de alunos. Juntas, as unidades têm capacidade para atender 1.150 estudantes, sendo 550 na EMETI e 600 na escola do Salto.

Na Escola Municipal Pe. Adolfo Fabbri – Raio de Sol, que atua com crianças entre 4 e 8 anos e tem o foco na alfabetização, o primeiro dia de aula foi de acolhimento dos estudantes. “A expectativa para esse ano é trazer o aluno como protagonista, atendendo as necessidades emocionais e acadêmicas das crianças, demonstrar e desenvolver apoio e interesse genuíno pelo desenvolvimento dos pequenos”, explicou a diretora Adriana Machado.

Além de ambiente e estrutura adequada para a Educação, os alunos também contam com profissionais capacitados e preparados. No último dia 2, os professores da Rede Municipal participaram da Jornada Pedagógica 2024, que ocorreu de maneira virtual em dois turnos com início às 8h45 e 13h35, através do canal do YouTube da FTD Educação.

Na capacitação, os professores acompanharam a palestra da mestra em Educação, escritora de materiais didáticos, docente e consultora na área da Educação, Kety Viana, que abordou as concepções e estratégias inovadoras em comunicação.