• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Centro de Controle de Zoonoses inicia em 2022 informativos mensais voltados ao Bem Estar Animal

Centro de Controle de Zoonoses inicia em 2022 informativos mensais voltados ao Bem Estar Animal

04/01/2022

Ação visa conscientizar os tutores a terem cuidados redobrados com seus pets

No primeiro mês do ano as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas e em suas emoções para o ano novo e pensando nisso, um psicólogo de Minas Gerais criou a Campanha “Janeiro Branco” em 2014, com o intuito de dar ênfase nos cuidados emocionais das pessoas através dos veículos de comunicação. Contudo a preocupação do Centro de Controle de Zoonoses em Extrema será diferente e os cuidados serão voltados para os pets, que também merecem uma atenção especial quando o assunto é saúde mental.

Assim como os humanos, os cães e gatos também podem sofrer com ansiedade e depressão e esses distúrbios são desencadeadas por diversos fatores relacionados a barulhos excessivos, alterações nos horários de cochilo, de alimentação, de caminhada, além da falta de estímulos em algumas atividades rotineiras. Pesquisas indicam que até mesmo a rotina do tutor pode impactar e aumentar o nível de estresse dos animais.

Medidas podem ser tomadas para evitar com que os animais se isolem de seus donos e se sintam acuados e tais medidas você pode conferir logo abaixo, com a apresentação de 5 dicas que podem garantir a alegria dos bichinhos e deixá-los com a saúde mental em dia:

  • Os pets são motivados pela comida, portanto utilize isso a seu favor: Esconda alguns petiscos pela casa e proponha algumas atividades que os desafiam a trabalhar por suas refeições, dessa forma o olfato do animal será estimulado enquanto ele tenta encontrar o alimento, além de que a ação deixará com que os cães e gatos se distraiam e fiquem entretidos.
  • Troque o brinquedo dos pets frequentemente e proporcione a distração deles: Os brinquedos são peças fundamentais para o entretenimento dos pets e a importância de revezá-los é essencial, pois mesmo os melhores brinquedos podem se tornar entediantes ao passar do tempo, contudo se houver a troca frequente, os brinquedos antigos parecerão novos para eles.
  • Programe um tempo para brincar com seu animal de estimação e não o deixe tão sozinho: Os animais, especialmente os cães, são sociáveis por natureza, por isso separe um tempo para realizar atividades com ele e ensinar novos truques. Se ficar um longo período fora de casa, procure deixar o seu pet com alguém de confiança ou deixe-o numa creche especializada.
  • Manter seu pet ativo é importante, mas procure estimular também a independência dele: É importante que o animal consiga ficar alguns períodos longe do dono de forma confortável, mas para isso existem algumas técnicas que o tutor pode fazer, como por exemplo, ir para um cômodo isolado, deixando o cão livre no restante da casa, assim o animal começa a ter contato com alguns graus de separação e entenderá que ficar separado do tutor por alguns instantes faz parte da rotina.
  • Por fim, fique atento as mudanças de hábitos de seu bichinho: Haverá períodos em que o seu animal de estimação ficará afastado de você e se mostrará irritado com a sua presença, além de expressar sinais não habituais, como bocejar, lamber os lábios, se virar, dentre outros. Deixe-o vir até você quando ele desejar e aproveite a ocasião para fazer carinho e dar mimo. A todo o momento fique alerta as mudanças de comportamento e, se sinais mais relevantes forem observado, procure um médico veterinário e agende uma consulta imediatamente.