• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • CAPS promove evento em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial com palestras e exibição de filme

CAPS promove evento em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial com palestras e exibição de filme

19/05/2023

Compartilhe:

O evento teve por objetivo fortalecer os serviços substitutivos aos manicômios, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Na última quarta-feira (17), o CAPS promoveu um evento no Cine Teatro, proporcionando um espaço de reflexão e discussão sobre a Luta Antimanicomial, que é celebrada anualmente pela data de 18 de maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Com a temática: “Liberdade: Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”, o evento destacou a importância do cuidado integral e humanizado das pessoas em sofrimento mental.

Durante o evento, foram expostos os trabalhos artísticos realizados na Unidade, sendo realizada também a exibição do filme: “Nise da Silveira: o coração da loucura” que trouxe questões relevantes sobre a temática, estimulando o debate e a conscientização das pessoas presentes no evento.

As coordenadoras do CAPS, Dra. Camila Molina e Dra. Ízis Priscila fizeram também algumas reflexões com os presentes, abordando sobre o combate ao isolamento de pessoas com sofrimento mental.

A luta pelos direitos dessas pessoas é um compromisso coletivo, que envolve a sociedade como um todo, por isso é de extrema importância garantir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.