Capacitação em primeiros socorros para equinos é promovida para produtores e profissionais da área

20/07/2023

O médico veterinário, Kaleb Piucci, ministrou a palestra e evidenciou sobre a problemática da síndrome da cólica equina, com direito a demonstrações práticas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em conjunto com o Setor de Agricultora e Pecuária, promoveu nesta última terça-feira (18), no espaço do Haras Nossa Senhora Aparecida, uma palestra sobre primeiros socorros em equinos, ministrada pelo médico veterinário Kaleb Piucci Souza.

Produtores e profissionais que trabalham com a criação de equinos, se inscreveram antecipadamente e acompanharam o treinamento teórico e prático do médico veterinário, que inclusive utilizou um cavalo do haras como modelo para demonstrações técnicas quanto ao manejo e cuidados ao animal.

O profissional frisou temáticas que centralizavam a diferença entre as principais patologias dos cavalos, através dos sintomas clínicos, auxiliando na tomada de decisão em situações emergenciais. O foco da apresentação se deu na síndrome da cólica equina, que nada mais é do que um distúrbio causado por possíveis doenças do aparelho digestivo, caracterizado por uma dor abdominal aguda e intensa.

Foram abordados ainda os principais fatores, sinais e possíveis regiões problemáticas da síndrome, além de evidenciar sobre as vias de aplicação de medicamento em equinos e os cuidados ao realizar a injeção.

Márcia Dias, moradora do Furnas e uma das participantes, é aposentada e atualmente possui criação de novilhos, vacas, bois, mini vacas e mini bois, além de dar uma atenção especial a um muar que foi abandonado em frente a sua casa. Mesmo sem experiência, Márcia resolveu fazer o treinamento a fim de adquirir mais conhecimento e aplicá-lo aos cuidados dos equinos: “Eu anotei várias coisas dessa capacitação e levo daqui muito aprendizado, inclusive sobre onde dar injeção, como aplicá-la, quais são os medicamentos que podemos ter em casa… Fiquei muito surpresa ao conhecer os tantos detalhes que são necessários na alimentação dos equinos e agradeço ao doutor Kaleb por repassar seus conhecimentos a todos nós”, encerrou a participante.

O palestrante é graduado em Medicina Veterinária desde 2018 pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em reprodução equina na IBVET. O profissional foi proprietário da Central de Garanhões Genequi de 2019 a 2022; atuou como médico veterinário de reprodução equina do Haras BJB de 2019 a 2020 e atualmente está exercendo função como médico veterinário de grandes animais na Prefeitura Municipal de Extrema.