Campanha Todos Juntos Contra a Tuberculose

07/02/2019

Compartilhe:

Acontece do dia 11 ao dia 15 de fevereiro a campanha Todos Juntos Contra a Tuberculose em cada PSF de Extrema. Durante a campanha, as equipes da Secretaria de Saúde vão realizar orientações, palestras, busca ativa por sintomáticos, além de testes e exames.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas do corpo. Os sintomas são tosse por mais de três semanas, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço. O tratamento da doença é feito por consultas e exames laboratoriais e de imagem.

A doença é transmitida por via aérea, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir. A tuberculose tem cura e o tratamento, que dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado de forma integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Primeiramente, o tratamento é feito por medicamentos e sob a observação de um profissional da equipe de saúde. O vinculo entre o profissional de saúde e o paciente é de grande importância.

A infecção pode ser prevenida em crianças de até 4 anos por meio de vacina BCG, oferecida gratuitamente pelo SUS. Outra maneira de prevenir a doença é identificar a “infecção latente de tuberculose”, que acontece quando uma pessoa convive como alguém que tem tuberculose. Neste caso, é necessário procurar uma unidade de saúde. Manter ambientes bem ventilados e com entrada da luz solar também pode ajudar a prevenir a tuberculose.