• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Campanha Outubro Rosa conscientiza mulheres sobre a importância do exame de prevenção do câncer de mama

Campanha Outubro Rosa conscientiza mulheres sobre a importância do exame de prevenção do câncer de mama

06/10/2023

Compartilhe:

Os exames preventivos acontecem o ano todo, mas são intensificados em outubro devido do movimento internacional para controle da doença

Reconhecido como o tipo de câncer que mais acomete e mata mulheres no Brasil e no mundo, o câncer de mama tem como público de risco as mulheres entre 50 e 69 anos. Por este motivo a Atenção Primária à Saúde realiza a campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do exame preventivo, a fim de fazer o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura das pacientes.

Para fazer a preventiva é simples, basta que a mulher procure a unidade de saúde onde é atendida e agende sua consulta gratuitamente. Em caso de suspeita, a paciente será encaminhada para um especialista e, se necessário, para a realização de exames como a mamografia, que também é oferecida gratuitamente para mulheres dentro da idade de risco.

A Secretaria de Saúde reforça que a descoberta precoce da doença é um fator decisivo para o sucesso do tratamento: quanto mais cedo um tumor maligno for identificado, mais cedo a intervenção será iniciada e maior a probabilidade de cura. Segundo a cartilha “Câncer de mama: é preciso falar disso”, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), um a cada três casos de câncer de mama podem ser curados se descobertos logo no início, mas muitos pacientes preferem não falar no assunto e acabam atrasando o diagnóstico.

Sintomas do câncer de mama

O principal sintoma do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo duro, fixo, de bordas irregulares e indolor. No entanto, outros sinais podem indicar a presença da doença, como retrações da pele e do mamilo, que deixam a região com aspecto de casca de laranja. Saída de secreção aquosa ou sanguinolenta, vermelhidão na pele da mama e pequenos nódulos palpáveis nas axilas também são sinais de alerta.

Vale destacar que, embora raro, o câncer de mama também pode acometer homens, bem como mulheres abaixo da faixa etária indicada. Alguns fatores de risco para a doença são o tabagismo, uso de hormônios, obesidade, alcoolismo, primeira menstruação antecipada ou menopausa tardia.

Confira a programação: