Secretaria de Saúde

Campanha de vacinação antirrábica em Extrema cumpre a meta e vacina mais de 10.000 animais do município

05/10/2021

Graças ao intenso desempenho da equipe, a campanha cumpriu com a meta estipulada e atendeu toda a população que possuí um cachorro ou gato em casa

O Dia D da vacinação antirrábica, realizada neste último sábado (2), contribuiu com os tutores que não conseguiram levar seus pets para se vacinar contra a raiva durante o mês da campanha. Somente no último dia da campanha, a equipe aplicou 725 doses do imunizante da raiva em cães e gatos em dois principais pontos de vacinação do município.

Profissionais do Centro de Controle Zoonoses estiveram aplicando a vacina em frente ao Cemitério da Saudade, na qual vários animais foram imunizados, contudo foi no Poliesportivo Gumercindo Luiz Pinto Monteiro onde teve uma alta demanda de atendimentos.

É importante ressaltar que a transmissão da raiva, tanto para os seres humanos quanto para animais, acontece por causa de um vírus letal existente na saliva de animais urbanos, tais como cães e gatos; animais silvestres: raposas, guaxinins e morcegos e animais rurais: suínos, bovinos e equinos. Por isso é importante vacinar o seu animal anualmente e se atentar a quaisquer mudanças de comportamentos e hábitos alimentares, além de casos de salivação abundante e paralisia das patas traseiras (sintomas estes decorrentes da raiva no animal).

Com o efetivo resultado atingido neste Dia D, Extrema encerra a Campanha com aplicação de 10.145 doses da vacina antirrábica, alcançando mais de 100% da meta atribuída pela Regional de Pouso Alegre.