Secretaria de Saúde

Campanha Antirrábica fará vacinação em pontos no Centro de Extrema

19/08/2019

Nos dias 24 e 25 de agosto das 9h às 11h30 e 14h às 16h30, a equipe de zoonoses estará vacinando cães a gatos em dois pontos no Centro de Extrema: no Poliesportivo e na Praça da Saudade (localizada na Av. da Saudade, próximo ao cemitério municipal).

Devem ser vacinados cães e gatos com idade superior de 3 meses e recomenda-se que os animais sejam levados aos pontos de vacinação contidos em guias/coleiras ou caixa de transporte por pessoas com capacidade física para contê-los. No caso de cães bravos, orienta-se que sejam levados com focinheiras para evitar mordeduras e para os gatos, toalhas e/ou fronhas de travesseiro, ajudam evitar arranhões no ato da aplicação.

A raiva é uma doença causada por um vírus que afeta a maioria dos mamíferos e é considerada incurável. Os sinais clínicos mais comuns nos animais são: grande mudança no comportamento, aumento da agressividade atacando animais e pessoas, salivação intensa e excessiva, além do animal deixar de se alimentar e beber água. No estágio final da doença ocorrem convulsões e paralisias.

Além disso, a raiva pode ser transmitida de animais para humanos. Em todos os casos, a transmissão da doença acontece através de mordida, arranhões ou contato de secreções ou excrementos do animal contaminado. Caso o animal doméstico (cães e gatos) ou de pecuária (cavalos, bois, ovelhas, porcos, entre outros) apresentem algum dos sintomas de raiva, orientamos que os donos tenham cuidado no manuseio e evitem o contato com a saliva do animal, usando luvas e outros tipos de proteção.

Para mais informações, ligue: 3435-2849 ou 3435-6245.

Veja mais sobre a campanha, clique aqui.