Caminhoneiros autônomos se unem e lançam nova cooperativa de transporte em Extrema com apoio da Prefeitura

07/12/2022

O Sebrae Minas e a empresa Sicredi também apoiaram os 23 caminhoneiros e os pequenos empresários que juntos lançaram a CooperExtrema

No último dia 18 de novembro, foi lançada oficialmente a CooperExtrema (Cooperativa de Transporte e Logística de Extrema), um novo empreendimento no município que partiu de uma iniciativa de 23 caminhoneiros autônomos e pequenos empresários do setor de transporte. A cerimônia de lançamento aconteceu no Cine Teatro e contou com a presença de diversas pessoas, incluindo os cooperados, familiares dos caminhoneiros, autoridades políticas e demais convidados.

A Prefeitura de Extrema, juntamente com o Sebrae Minas e Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) apoiaram a iniciativa desses 23 cooperados, contribuindo para que os empreendedores tenham melhores condições de competir e disputar o mercado de fretes com grandes transportadoras, além de prestar serviço para as empresas e centros de distribuição instalados no município.

Segundo o Presidente da CooperExtrema, Lucas Donizetti, a cooperativa coroou nesta cerimônia uma fase inicial, mas já há uma visão progressiva para os próximos anos: “Fazendo uma perspectiva de uns 10 anos, enxergamos que a nossa cooperativa tenha no mínimo o dobro da potência que temos hoje, acompanhando o crescimento e a importância que Extrema tem no território nacional. Certamente hoje a gente profissionalizou e aperfeiçoou todo o nosso setor de transporte”, concluiu.

Com o projeto em andamento, alguns motoristas decidiram pedir apoio à Prefeitura de Extrema, que por sua vez convidou o Sebrae Minas para participar da criação de uma Central de Negócios. A parceria resultou em quase 400 horas de atividades e ao longo de um ano e meio de trabalho houveram treinamentos e palestras relacionadas às áreas de marketing, gestão financeira, relação institucional e compras e vendas.

Outra conquista importante ocorreu em julho deste ano, com a criação do CNPJ da CooperExtrema, que permitiu aos cooperados usufruir de alguns benefícios, tais como abastecer em um posto de combustíveis da cidade com desconto no óleo diesel.

A cooperativa já iniciou suas atividades e agora está disponível para negociar contratos com as mais de 5 mil empresas presentes no município.