CadÚnico: Cadastros que estiverem desatualizados terão seus benefícios bloqueados pelo Governo Federal a partir do mês de abril

18/03/2022

Os beneficiários devem atualizar com urgência seus dados cadastrais referente à renda e composição familiar até o final de março

Desde 2021, o município de Extrema ressaltou sobre a importância da atualização dos dados do CadÚnico (instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas e benefícios sociais do Governo Federal), contudo, a porcentagem de famílias que permanecerem com informações inconsistentes terão seus benefícios (Auxílio Brasil, BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica) bloqueados a partir do mês de abril, isto é, irão parar de receber esse valor do Governo Federal.

Enquanto o cadastro não for atualizado, esse bloqueio será mantido por até três meses (abril, maio e junho) e caso não seja feita a atualização do cadastro em julho, os benefícios serão cancelados, o que significa que a família será “retirada da lista” de beneficiários do governo e, se quiser receber algum benefício novamente, terá que fazer uma nova solicitação e aguardar o processo, o que pode levar um tempo.

Portanto, as famílias têm até o final de março para atualizarem seu cadastro, sem correr risco de serem bloqueadas, mas, uma vez bloqueadas, elas podem fazer a atualização e reverter o bloqueio durante os meses de abril, maio e junho.

Importante ressaltar que o Governo Federal consegue verificar a consistência das informações registradas no Cadastro Único por meio do cruzamento de dados com outras bases do Governo Federal (CNIS, GFIP, RAIS, SIAPE entre outras) e, assim, identificar possíveis divergências. Por isso não adianta evitar fazer a atualização, porque o governo consegue descobrir se as informações do cadastro estão incorretas.

Caso você não saiba se seu Cadastro Único está desatualizado ou não, entre em contato pelo telefone (35) 3435-5167 ou (35) 9 8861-5365 (Whatsapp) ou ainda através do e-mail: bolsafamilia@extrema.mg.gov.br, informando seu CPF ou NIS.

Para mais informações como os documentos necessários e situações que exigem a atualização do CadÚnico, acesse: https://bit.ly/361vnGG.