CadÚnico: bloqueio de benefícios para cadastros desatualizados já começou em abril. Atualize já seu cadastro!

05/04/2022

Os beneficiários devem atualizar com urgência seus dados cadastrais, como aqueles referentes à renda e composição familiar. Neste ano, mais de 800 cadastros já foram atualizados e mais de 300 foram criados em Extrema.

Desde o ano passado, a Prefeitura de Extrema tem alertado a população sobre a necessidade da atualização dos dados do Cadastro Único do Governo Federal, pois eventualmente diversas famílias que permanecessem com os dados inconsistentes teriam o repasse de benefícios sociais (ex: Auxílio Brasil, BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros) bloqueados – isto é, interrompidos – a partir de abril.

Enquadram-se nessa situação as famílias com renda acima da linha de emancipação (R$ 525,00) e abaixo de meio salário mínimo por pessoa (R$ 606,01) que não atualizaram seu cadastro até o final de março. O bloqueio dos benefícios será mantido por até três meses (abril, maio e junho), e a data limite para atualização do cadastro é 10 de junho – após esse prazo, caso não haja atualização dentro dos critérios do programa, haverá o cancelamento de fato dos benefícios, isto é, a família será “retirada da lista” de beneficiários do governo, e, caso queira receber algum benefício novamente, terá que fazer uma nova solicitação e aguardar o processo de análise a aprovação, o que pode levar um tempo.

Pontos fixos para atualização do cadastro

Atualmente, há 03 (três) locais fixos para atualização do CadÚnico em Extrema:

• A sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Praça Olinto da Fonseca, 12 – Centro/ Atendimento de segunda a quinta-feira das 08h às 11h e das 13h às 16h/ Telefone: (35) 3435-5167.
  • A unidade “CRAS Leste”, situada na Rua José Benedito de Toledo, 86 – Vila Rica/ Atendimento às segundas e terças-feiras das 08h às 11h e das 13h às 16h, às quartas-feiras das 08h às 11h e às quintas-feiras das 13h às 16h/ Telefone: (35) 9 9931-1833.
  • Associação de Bairro dos Tenentes, localizada na Av. Alfredo Onisto, s/n – Tenentes/ Atendimento às quintas-feiras das 08h30 às 11h.

Para atualizar seus dados cadastrais, leve documentos de todos os membros do grupo familiar: identificação com foto, comprovante de residência, carteira de trabalho/ rendimentos, declaração escolar (4 a 17 anos).

CadÚnico 360: cadastro itinerante

A Secretaria de Assistência Social de Extrema já colocou em ação o CadÚnico 360: o serviço de cadastramento itinerante que vai até as casas das famílias que moram em locais distantes na zona rural do município, e que por esse motivo têm dificuldade de procurar os pontos fixos de atualização.

Às sextas-feiras de maio, no período da manhã, novas regiões da cidade receberão a visita da equipe do Cadastro Único:

06/05: Roseira, Tenentes Rural, Pessegueiro, Furnas, Sertão dos Lopes, Protestantes;

13/05: Salto de Cima, Salto do Meio, Salto de Baixo, Forjos, Posses, Matias e Matias;

20/05: Godoi, Lages, Matadouro e Fazenda do Matão;

27/05: Pires e Mantiqueira.

Saiba quando você deve atualizar seus dados:

A atualização das informações junto à Assistência Social é necessária quando a família passa por pelo menos uma das seguintes mudanças:

. Mudança na composição familiar – incluir ou retirar pessoas (nascimento, morte, divórcio, casamento);

. Mudança na renda de um ou mais membros da família;

. Mudança de endereço (ex: mudou de endereço dentro de Extrema ou veio de outro município);

. Mudança de escola de algum membro da família;  . Mudança de telefone do titular do cadastro (dica: informe 2 números de telefone em seu Cadastro Único).

* Publicado originalmente em 05 de abril de 2022

* Atualizado em 02 de maio de 2022.