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Cadastro Único: rendas são atualizadas automaticamente através de integração com o CNIS e usuários podem ter benefícios suspensos

13/07/2023

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A incorporação das informações do CNIS ao Cadastro Único torna mais difícil que beneficiários escondam dados do Governo Federal

No primeiro final de semana do mês de junho, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), iniciou a primeira etapa do cruzamento de informações de renda com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). A integração ocorre mesmo que o usuário não informe o valor e pode afetar diretamente a concessão de benefícios para famílias que possuem a renda maior que a receita mínima exigida para o auxílio recebido.

O processo de Averiguação Cadastral de Renda está em andamento e tem como principal objetivo evitar a necessidade de deslocamento até os postos do CadÚnico para regularização desta pendência, reduzindo filas. Contudo, caso seja constatada divergência entre a renda real e a informada no cadastro, será realizada uma mudança no repasse dos benefícios, resultando, por exemplo, na redução do valor recebido ou no cancelamento de auxílios como o Programa Bolsa Família (PBF), Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Cartão do Idoso, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

As rendas alteradas automaticamente, bem como as identificadas no CNIS nos últimos 12 meses, poderão ser consultadas no site https://cadunico.cidadania.gov.br ou aplicativo do Cadastro Único, na opção “Consulta de renda CNIS”, com login pelo gov.br, disponível para o responsável familiar do cadastro. Outras formas de conferir estes dados são através do atendimento no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), enviando mensagens ao MDS por meio de extrato de pagamentos do PBF, ou via SMS.

É importante reforçar que o Cadastro Único é um instrumento de coleta de dados administrado pelo Governo Federal (Presidência da República e ministérios), sendo assim, o CRAS e a Secretaria de Assistência Social de Extrema não têm responsabilidade pela mudança na maneira de atualizar os cadastros. O município, assim como todas as cidades do país, apenas segue as regras estabelecidas.

Em caso de dúvida, entre em contato com o CRAS do seu território:

CRAS Central: Praça Olinto da Fonseca, 12, no Centro (entrada pela rampa atrás do ponto de ônibus) | Telefones: (35) 3435-5890 e (35) 99173-4231.

CRAS Leste: Rua Benedito José de Toledo, 86, na Vila Rica | Telefones: (35) 99931-1833 e (35) 3613-7243.

CRAS Sul: Rua Grécia, 170, na Vila Esperança | Telefones: (35) 99768-1997 e (35) 3613-9430.