• /
  • /

Bombeiros participam de Treinamento de Salvamento em Enchentes e Inundações no Parque Municipal Cachoeira do Salto

09/11/2022

Ao todo 35 bombeiros, vindos de Pouso Alegre, Itajubá e Extrema, participaram desse treinamento que ocorreu durante um dia todo

Nesta última segunda-feira (8), alguns militares do 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Extrema, juntamente com outros bombeiros de Pouso Alegre e Itajubá, participaram do treinamento de Salvamento em Enchentes e Inundações. A operação foi promovida pela 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, no Parque Municipal Cachoeira do Salto, na qual contou com a participação de 35 bombeiros.

A capacitação técnica e demais treinamentos periódicos fazem parte do aprimoramento profissional de todos os bombeiros militares, que são frequentemente acionados para atendimento a diversos tipos de catástrofes e desastres naturais.

O objetivo da atividade foi simular situações de enfrentamento e resposta a ocorrências de enchentes e inundações, com o uso de técnicas de nado progressivo em linha, nado progressivo em V, nado defensivo, nado ofensivo, uso de saco de arremesso, isca viva e auto-salvamento.

Mesmo se tratando de um treinamento, a atividade exige dos profissionais conhecimento técnico, vigor físico e controle emocional, para que o bombeiro militar tenha condições de socorrer vidas em situações de vulnerabilidade.