Bolsa Estudantil 2023: Prefeitura de Extrema abre recadastramento para os alunos que já são beneficiários do programa, a partir de janeiro

19/12/2022

Este ano algumas exigências foram impostas no edital, incluindo a criação de uma nova lei para os beneficiários do curso de medicina e uma oportunidade de fazer Trabalho Voluntariado decorrente da prestação de serviços comunitários

O Programa Municipal “Bolsa Estudantil”, que há anos vêm contribuindo com muitos estudantes extremenses, continuará em 2023 compensando um percentual do auxílio para as três categorias existentes: “Auxílio Mensalidade”, “Auxílio Aluguel” e “Auxílio Medicina”. O período de recadastramento acontecerá entre os dias 02 e 31 de janeiro para todas as modalidades do Programa Bolsa Estudantil, sendo que os editais já estão disponíveis para acesso.

Com o objetivo de qualificar ainda mais o Programa, foi necessária a criação de uma nova lei para o benefício “Auxílio Medicina”, que após o primeiro ano de execução do programa foi identificado alguns pontos importantes a serem alterados.

A alteração na lei de Auxílio Medicina também inclui a possibilidade de realizar a retribuição social durante o curso, através de atividades pedagógicas em Educação em Saúde, sendo que, após a conclusão do curso, os bolsistas poderão realizar atendimentos clínicos nos estabelecimentos indicados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Outra novidade é a possibilidade de permanência no programa, para os bolsistas do Auxílio Medicina, que tiverem até 02 matérias em regime de dependência, e neste caso, a carga horária para retribuição social sofre alterações, passando de 144h para 288h por semestre.

E para o Auxílio Mensalidade, por meio de uma Portaria, a Secretaria de Assistência Social apresentou uma proposta de Trabalho Voluntário para cumprimento da retribuição social, que compensará as horas devidas nos 1º e e 2º Semestres do ano de 2022, e 1º Semestre do ano de 2023.

O trabalho voluntário denominado “Revitalização Residencial Roseira I”, será voltado a todos os beneficiários, exceto para os estudantes do curso de medicina, de natureza voluntária, implicando na adesão de atividades práticas para fins de revitalização das Unidades Habitacionais do Residencial Lamartine de Oliveira (Roseira I).

As ações predominarão as áreas de formação de cada beneficiário, relacionados a pequenos reparos, pintura, limpeza e jardinagem, o que sempre será supervisionado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social. A adesão ao Projeto Social em referência será facultativa, não importando em qualquer prejuízo aos alunos que eventualmente optarem por não aderir ao Programa, porém estes deverão cumprir com a carga horária mínima por semestre beneficiado, conforme previsto em lei.

Por fim, assim que o aluno apresentar todos os documentos exigidos, até o dia 31 de janeiro, terá sua ficha submetida à avaliação da Comissão de Apuração Financeira que irá definir, nos casos de deferimento, o percentual do auxílio, limitando até 50% do valor da mensalidade de cada pretendente.

Aproximadamente são previstos o recadastramento de 311 pessoas, dessas 12 referem-se ao Auxílio Aluguel e 21 alunos de Medicina. Em breve serão abertas novas vagas para o próximo semestre.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone fixo (35) 3435-5167 ou pelo WhatsApp (35) 9 9173-4434, ou ainda pelo e-mail bolsaestudantil@extrema.mg.gov.br. O horário de atendimento da Secretaria de Assistência Social é de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.