A atualização tem o objetivo de assegurar o direito do recurso às pessoas que realmente precisam e que atendam aos critérios exigidos pelo programa
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Extrema alerta as pessoas assistidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) sobre a importância da atualização cadastral para continuidade do auxílio: aqueles que estão há mais de 48 meses sem atualizar os dados podem ter o benefício bloqueado. Para regularizar a situação, o beneficiário deve procurar o CRAS da sua região e solicitar atualização do CadÚnico.
O cidadão pode consultar se seu nome está ou não na lista por meio do site ou aplicativo “Meu INSS”, com o número do CPF. Não é preciso esperar uma notificação para tomar providências, muito pelo contrário, a LOAS determina que a atualização cadastral do BPC deve ser feita a cada dois anos. Se o beneficiário não prestar informações no prazo de 45 a 90 dias, o BPC será suspenso.
Em caso de bloqueio por falta de atualização, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento pelo 135 (que recebe ligação de telefones fixos e celulares gratuitamente) ou se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) com documentos pessoais em mãos. Após ligação confirmando que a regularização está em andamento, o benefício será desbloqueado em 72 horas.
O BPC é um programa que concede auxílio financeiro de um salário-mínimo mensal às pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade devidamente cadastradas no CadÚnico, que concede acesso à diversos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, entre outros.
Saiba mais sobre o Benefício de Prestação Continuada: https://encurtador.com.br/CIyCZ
10 de fevereiro de 2025
10 de fevereiro de 2025
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