Auxílio Calamidade: saiba quem pode receber benefício da Assistência Social de Extrema

30/04/2021

Uma das medidas de enfrentamento à pandemia que foram implementadas pela Prefeitura de Extrema é o “Auxílio Calamidade”, criado pelo Decreto Municipal nº 3.777 de 24 de abril de 2020. Esse auxílio se trata de um benefício temporário na forma de entrega de 01 cesta básica com alimentos e itens de higiene e limpeza para pessoas e famílias residentes no município que se encontram em situação de vulnerabilidade devido aos efeitos econômicos da pandemia de Covid-19.

Quem pode receber o benefício:

I – Indivíduos ou famílias que comprovem residência no Município e que estejam referenciados na rede de serviços socioassistenciais do município;

II – Famílias com renda per capita não superior a ½ (meio) salário mínimo vigente (R$ 550,00 por pessoa);

III – Indivíduos que comprovem residir sozinhos e cuja renda não ultrapasse um salário mínimo vigente (R$ 1.100,00).

O que é necessário fazer para receber o auxílio:

Os interessados deverão solicitar o benefício ao realizarem um cadastro na sede da Secretaria de Assistência Social de Extrema, que então realizará uma análise para comprovar se a pessoa ou família realmente cumpre os critérios exigidos para o recebimento do auxílio. Novas regras precisaram ser criadas – como uma visita domiciliar durante a análise – pois a secretaria identificou que algumas famílias estavam fazendo uso indevido do benefício.

Para evitar aglomerações, todos os atendimentos para a realização do cadastro devem ser previamente agendados pelo telefone (35) 3435-5810 ou pelo WhatsApp (35) 9 9811-2107.

Confira a relação dos documentos necessários para o cadastro:

1 – Documento pessoal com foto dos adultos;

2 – CPF;

3 – Certidão de nascimento das crianças;

4 – Comprovante de renda de todos que trabalham na família ou comprovante de aposentadoria do INSS;

5 – Comprovante de endereço (conta de água, luz ou contrato de aluguel).

Importante: não será possível finalizar o cadastro sem a documentação listada acima, salvo os casos de urgência identificados pelo profissional da Assistência Social responsável pelo atendimento.

A Secretaria de Assistência Social reordenou sua estrutura e ampliou sua equipe de profissionais para atender à população com mais agilidade e aumentar sua capacidade de atendimento presencial e de visitas domiciliares.

Vale destacar que o procedimento para cadastramento e entrega de cestas explicado nesta notícia é um processo separado da distribuição de cestas básicas que acontece uma vez por mês no Centro de Distribuição da Secretaria Municipal de Educação, destinada apenas às famílias com filhos na Rede Municipal de Ensino e beneficiárias do Programa Bolsa Família inscritas em Extrema – essa ação é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação.

Apenas neste ano – de janeiro e abril – a Prefeitura Municipal já entregou 7.135 cestas básicas para cidadãos e famílias de Extrema, considerando tanto o número de cestas distribuídas diretamente pela Assistência Social quanto as cestas entregues no Centro de Distribuição da Educação.

Para mais informações, entre em contato com a Assistência Social pelo telefone (35) 3435-5810 ou pelo WhatsApp (35) 9 9811-2107.