AULAS DA REDE MUNICIPAL COMEÇAM NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA EM MODELO NÃO PRESENCIAL

04/02/2021

No dia 08 de fevereiro, segunda-feira, terão início as aulas do ano letivo de 2021 de toda a Rede Municipal de Ensino de Extrema: CEIM (creches), Escolas Municipais (Ensino Fundamental), EJA (Educação de Jovens e Adultos) e AEE (Atendimento Educacional Especializado). Ao todo, mais de 7.500 alunos já foram matriculados.

Inicialmente, as aulas dos CEIM, Escolas Municipais e EJA acontecerão no modelo não presencial. Somente a unidade escolar do AEE começará a ofertar aulas presenciais já no mês de fevereiro, mediante autorização dos pais ou responsáveis e liberação médica. O AEE proporciona atendimento extracurricular especializado a uma quantidade reduzida de estudantes que possuem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TEA) ou altas habilidades/superdotação, e dividem-se em turmas pequenas com uma média de 04 (quatro) alunos.

Diferentemente das escolas particulares de Extrema, que foram autorizadas a retomar suas atividades presenciais com restrições, as aulas da Rede Municipal continuarão a ser realizadas de forma não presencial porque a quantidade de alunos atendidos nas escolas municipais é muito superior ao número de estudantes das instituições privadas. A Secretaria de Educação, juntamente com a Secretaria de Saúde, seguem formulando um plano para a retomada segura das aulas presenciais da Rede Municipal, o que está previsto para acontecer já no mês de março.

Em relação às Escolas Estaduais, estão sendo aguardadas orientações da Secretaria de Estado de Educação para as tomadas de decisões referentes ao retorno presencial.

Entenda mais sobre as aulas não presenciais na Rede Municipal de Ensino

As aulas não presenciais acontecem por meio de plataformas on-line nas quais os alunos acessam e os professores monitoram todo o trabalho. Os educadores também fazem aulas ao vivo e usam o WhatsApp para tirar dúvidas e explicar aos alunos como resolver as tarefas.

Para participar das aulas e receber orientações dos professores à distância, os alunos precisam de um computador, tablet ou celular com acesso à internet. Aqueles que não podem usar a internet têm a opção de realizar atividades impressas e disponibilizadas pela escola. Para isso, o aluno, pai ou responsável deve buscar a atividade na unidade de ensino e devolvê-la depois de pronta. Os alunos com necessidades especiais recebem um atendimento diferenciado, podendo realizar as atividades na plataforma ou até mesmo recebê-las impressas em suas casas.

As unidades escolares estão inteiramente à disposição das famílias para tirar quaisquer dúvidas relacionadas às aulas não presenciais.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Educação pelo tel. (35) 3435-6640.