Secretaria de Saúde

Atendimentos odontológicos são retomados pela Secretaria de Saúde em março

08/03/2021

O setor de odontologia da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Extrema iniciou, no mês de março, o plano de retomada gradual dos atendimentos odontológicos, que foi baseado em um estudo da situação epidemiológica atual, além de notas técnicas do Conselho Regional de Odontologia (CRO – MG) e do Ministério da Saúde. 

Inicialmente, está sendo agendada uma quantidade reduzida de consultas, de modo a aumentar o espaço de tempo entre um atendimento e outro, e assim garantir uma melhor ventilação e higienização dos consultórios, que também serão higienizados após a realização de cada consulta e disponibilizarão álcool em gel para os pacientes.

Aproximadamente 50% das vagas de atendimento – quantidade que pode variar de acordo com a realidade de cada bairro – são reservadas para gestantes, hipertensos e diabéticos; e o restante é ofertado para a população em geral. Além disso, será mantido o telemonitoramento e também os atendimentos dos casos de urgência e inadiáveis, que não deixaram de ser realizados desde 2020. Toda essa cautela é necessária devido ao risco de disseminação e contágio de Covid-19 e outras doenças durante os atendimentos odontológicos, nos quais são gerados aerossóis com gotículas de saliva.

Os serviços de odontologia da Secretaria de Saúde são ofertados em dois níveis: o atendimento primário acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); os pacientes atendidos nessas unidades que necessitam de um tratamento especializado (ex: prótese, ortodontia, entre outros) são encaminhados para o CEOM – Centro de Especialidades Odontológicas Municipal. As mesmas medidas de segurança serão adotadas tanto nas UBSs como no CEOM. A retomada dos atendimentos presenciais será constantemente monitorada e avaliada, e as adequações que se mostrarem necessárias serão prontamente implementadas. 

Em razão da retomada dos serviços odontológicos, o setor da Atenção Primária de Saúde, que coordena as unidades onde acontecem os atendimentos primários em odontologia, dedica o mês de março aos cuidados da saúde bucal. No decorrer deste mês, serão realizadas, nas Unidades de Saúde dos bairros da cidade, diversas atividades educativas e preventivas destinadas aos grupos prioritários (gestantes, hipertensos, diabéticos e fumantes), tais como: orientações rotineiras sobre saúde bucal;  exames clínicos, quando necessário, para o levantamento das condições de saúde bucal dos integrantes desses grupos; e esclarecimentos sobre o planejamento da retomada dos atendimentos odontológicos definido pela Equipe de Saúde Bucal de cada unidade. A partir do dia 15 de março, também serão distribuídos nos bairros kits de higiene bucal para os grupos prioritários. E no “Dia D” da campanha, 17 de março, os grupos também poderão participar de “salas de espera”, nas quais receberão orientações de dentistas sobre os cuidados básicos e necessários em saúde bucal. 

As atividades destinadas aos grupos acontecerão em espaços abertos e ventilados sempre que for possível, e, durante elas, será respeitado o limite máximo de 10 (dez) participantes, além do distanciamento; uso correto da máscara de proteção; e disponibilidade de álcool em gel.