Assistência Social de Extrema alerta famílias sobre necessidade de atualização de dados do CadÚnico para não perder benefícios como Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica e BPC

03/02/2022

A atualização pode ser feita com a entrega de documentos na sede da secretaria municipal, localizada na Praça Olinto da Fonseca, nº 12, no centro da cidade.

O Cadastro Único (CadÚnico) é a porta de entrada para se ter acesso a diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal, entre eles o Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), BPC (Benefício de Prestação Continuada), Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida) e muitos outros. Manter os dados atualizados nesse cadastro, tais como renda familiar e per capita, composição familiar, endereço, telefone de contato, entre outros, é fundamental para continuar a receber os benefícios sociais regularmente.

Em Extrema, a Secretaria Municipal de Assistência Social é o órgão responsável pela gestão do cadastro dos moradores do município, e alerta que as famílias cujos dados estão desatualizados no CadÚnico correm o risco de deixarem de receber benefícios sociais já concedidos, bem como serem impedidas de solicitar novos benefícios. Por esse motivo, a secretaria alerta as famílias de Extrema sobre a necessidade de atualizarem seus dados, caso as últimas informações passadas ao órgão público já não reflitam mais a realidade atual do núcleo familiar.

Saiba quando você deve atualizar seus dados:

A atualização das informações junto à Assistência Social é necessária quando a família passa por pelo menos uma das seguintes mudanças:

. Mudança na composição familiar – incluir ou retirar pessoas (nascimento, morte, divórcio, casamento);

. Mudança na renda de um ou mais membros da família;

. Mudança de endereço (ex: mudou de endereço dentro de Extrema ou veio de outro município);

. Mudança de escola de algum membro da família;

. Mudança de telefone do titular do cadastro (dica: informe 2 números de telefone em seu Cadastro Único).

Documentos necessários atualizar o CadÚnico:

Para fazer a atualização é necessário comparecer na Secretaria de Assistência Social de Extrema para entregar cópias e apresentar originais dos seguintes documentos:

. Comprovante de residência atualizado;

. CPF, Título de eleitor e RG;

. Carteira de trabalho e holerite (autônomos devem apresentar declaração de renda);

. Certidão de casamento ou nascimento;

. No caso de aposentado (a), apresentar o último extrato bancário.

Documentos de filhos(as):

. Certidão de nascimento;

. RG (se tiver);

. CPF;

. Declaração Escolar.

Observação: se necessário, a própria equipe da secretaria municipal pode tirar cópias dos documentos no momento do cadastro, desde que sejam apresentados os documentos originais.

Endereço: Praça Olinto da Fonseca, 12 – Centro.

Telefone: (35) 3435-5810.

Atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Quem pode participar do CadÚnico:

As famílias que podem estar inseridas no cadastro são aquelas identificadas como baixa renda, que possuem uma renda per capita (por pessoa) mensal de até no máximo meio salário mínimo (R$ 606,00) ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos (R$ 3.636,00).

Importante: caso você não saiba se seu Cadastro Único está desatualizado ou não, entre em contato pelo telefone (35) 3435-5810 ou através do e-mail bolsafamilia@extrema.mg.gov.br, informando seu CPF ou NIS. Teremos prazer em verificar!