• /
  • /

Área verde da Vila Esperança passa por manutenção e reparos para se tornar praça e centro de convivência para moradores

29/09/2023

A ação consiste em oferecer mais lazer e entretenimento à comunidade da Vila Esperança, com a instalação de um espaço com playground e academia ao ar livre

Há alguns dias, uma ação de revitalização de uma importante área de convivência da Vila Esperança está ganhando forma, graças a um serviço em conjunto com as Secretarias de Obras, Turismo, Meio Ambiente e Esporte.

O plano de ação teve início em agosto, com planejamento de um pacote completo de serviços que serão feitos na área demarcada, com estimativa de 650 m², localizada na Rua Mônaco, na Vila Esperança. De acordo com o escopo do projeto, consta-se a instalação de mobiliários, academia ao ar livre e um espaço com brinquedos para uso das crianças do bairro.

Os primeiros serviços de conservação e manutenção foram prestados pelas Secretarias de Obras e Meio Ambiente, que realizaram em conjunto a limpeza do local, com maquinários manuais. A área continha muito descarte irregular de resíduos sólidos, o qual foi feito um desassoreamento e limpeza da margem e da calha do curso de água que passa pelas proximidades, removendo cerca de 450kg de resíduos, entre entulhos, podas e trecos.

As equipes dos eixos da infraestrutura e da manutenção estão refazendo as guias, concretando as calçadas e construindo os guarda-corpos. A próxima etapa será de responsabilidade da Secretaria de Turismo, que prestará o serviço de paisagismo, com a forração do gramado e implantação de arbustos e plantas ornamentais, a fim de apoiar a comunidade local que espontaneamente tem trazido plantas para o local.

Em seguida haverá ainda o recapeamento da via, sinalização e a instalação dos bancos, dos aparelhos de ginástica para uso dos mais idosos e um playground para as crianças.

Parte dessa área já estava sendo conservada por moradores, que realizaram manutenções básicas para preservar o espaço e utilizá-lo como ponto de descanso e lazer, o qual a Prefeitura parabeniza pelo zelo e agradece pelos serviços prestados.